Comunicação e Mídias Sociais maio 8, 2012
Cuidando da reputação online de sua empresa
A internet pode ser a melhor aliada do empreendedor ou sua maior inimiga. E não há veículo mais rápido para quem quer tornar sua marca mais conhecida, expandir seus negócios, diversificar geograficamente a atuação e se comunicar com um público mais abrangente.
Porém, existe um contraposto; ao mesmo tempo que a internet pode se revelar uma poderosa aliada de uma empresa, ela também pode contribuir para arranhar a sua imagem. Caso a comunicação com o público não seja eficiente, ou a resposta para um problema relacionado ao seu nome não seja adequada, podemos entrar em uma zona de grande perigo.
As armadilhas são inúmeras: da negligência em responder uma crítica nas redes sociais à frustração de um usuário com os serviços prestados. As informações negativas podem ser proliferadas em minutos e sua marca ser afetada, e com isso, gerar dúvida quanto à sua credibilidade.
E como saber o que estão dizendo sobre minha marca na internet? Cabe a você realizar o monitoramento e gerenciar possíveis crises que possam surgir no meio do caminho.
As trocas de informações e opiniões sobre sua marca em sites, blogs e redes sociais são determinantes para que seu público tenha uma visão positiva da empresa. As ferramentas como Facebook e Twitter exigem dos empreendedores uma interação constante com os clientes. Quem segue uma empresa nessas mídias sociais espera encontrar post relevantes, que sejam atualizados com frequência e falam a sua língua. O público mais jovem espera interação, vídeos e promoções. Uma marca mais séria, voltada a uma audiência madura, pode ter mais sucesso com ações que indiquem exclusividade.
Vai uma dica! Para manter sua imagem positiva na internet, é preciso planejar uma estratégia de comunicação rápida e eficiente, e dialogar com os seguidores da empresa nas redes sociais. Descubra quem é seu público, o que ele pensa e o que espera da empresa. Identifique sua persona e adote uma comunicação que reflita sua marca. O principal é que essa linguagem seja coerente com a imagem da empresa fora da rede.
Fuja! A falta de comunicação nas redes sociais pode fazer com que um cliente mude sua opinião sobre aquela marca. Se o consumidor toma a iniciativa de entrar em contato com a empresa e esta não responde, a repercussão pode ser desastrosa. E pior, o concorrente, percebendo isso, pode atuar de forma mais agressiva, fazendo com que os usuários migrem para uma página mais interativa.
Cuide do maior patrimônio de sua empresa, sua marca!