RP e Assessoria de Imprensa setembro 30, 2021
Assessoria de imprensa: 5 passos para construir uma estratégia no processo de fusão ou aquisição de empresas
No Brasil, o processo de fusão e aquisição de empresas tem se tornado cada vez mais frequente.
De acordo com dados de uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Software (ABES), em parceria com o BR Angels Smart Network e a Solstic Advisors, a estratégia de fusão e aquisição é vista como promissora por 86% dos empreendedores e executivos de empresas brasileiras. Além disso, 50,5% delas pretendem realizar algum dos processos nos próximos 12 meses.
No que consistem esses processos? O que faz com que as empresas tenham essa tomada de decisão? E, por fim, mas não menos importante: qual a importância da assessoria de imprensa nessa fase? Acompanhe este artigo e entenda.
O que é o processo de fusão e aquisição de empresas?
Muitas pessoas costumam cometer erros ao considerar os significados de fusão e aquisição, entendendo-as até como sinônimas. Os processos são diferentes e seus resultados também são distintos para as empresas.
O processo de fusão ocorre quando duas organizações se unem para formar um novo negócio. Geralmente, ambas possuem portes similares, atuando no mesmo campo e nicho de mercado. Juridicamente, elas deixam de existir, passando a ser uma nova organização, com um porte maior e uma estrutura mais forte. É ideal para criar presença com mais autoridade e consolidação no mundo corporativo.
Já a aquisição é o processo onde uma empresa compra outra ou apenas uma parte dela, adquirindo ações, por exemplo. Sendo assim, a organização adquirida pode deixar de existir, mas isso não é algo que sempre acontece. Geralmente, isso acontece quando um determinado negócio quer entrar em novos mercados de atuação. Sendo assim, a companhia não necessita fazer parte do mesmo segmento da que está comprando.
Qual a importância da assessoria de imprensa no processo?
Já ouviu falar na frase: “quem não é visto, não é lembrado”? Ela reforça a necessidade das marcas se posicionarem dentro do seu mercado de atuação. Principalmente quando há uma grande mudança, como uma fusão e/ou aquisição entre empresas, não adianta apenas oferecer novamente o seu produto, sem uma boa estratégia para divulgá-lo.
Isso porque o mercado está cada vez mais competitivo e as pessoas recebem muitas informações em seu dia a dia. Portanto, é importante que elas entendam o que está acontecendo com sua empresa, para que não caia no esquecimento. Isso é ainda mais imprescindível, caso a marca mude de nome e tenha que construir uma nova presença em seu nicho de atuação.
Neste contexto, a assessoria de imprensa entra em cena como a melhor forma de promover um negócio e garantir o seu crescimento empresarial. A assessoria contratada passará a estar presente, acompanhando todas as ações da marca. Com isso, poderá posicioná-la da melhor forma no mercado, como uma referência em seu campo de atuação, de maneira correta e transparente.
O serviço é muito mais do que a divulgação da marca em jornais, revistas, rádios e programas de televisão. Estamos falando também do olhar cuidadoso para todas as ramificações da Comunicação, da reputação e imagem de uma marca. Sendo assim, a assessoria compreende o público para quem se dirige, quando apresenta um produto ou notícia. A assessoria de imprensa é, portanto, uma aliada no fortalecimento do objetivo da empresa, trabalhando em prol de cada tomada de decisão, como nos exemplos de uma estratégia de fusão e/ou aquisição.
5 passos para criar uma estratégia de assessoria em um processo de fusão e aquisição
1. Ter um Q&A completo
É preciso apurar em detalhes a operação, seja ela uma fusão ou uma aquisição. A assessoria precisa estar a par de tudo o que está acontecendo em seus detalhes.
2. Elencar as mensagens-chave que nortearão a comunicação
As mensagens-chave ou key messages, como também são conhecidas, precisam comunicar e consolidar as principais ideias das marcas e o que querem transmitir. Com elas, a empresa consegue se conectar com os clientes e mantê-los fiéis ao negócio.
3. Preparar a estratégia de PR
Nesta fase, é preciso definir os canais de imprensa que serão atingidos e dividir as ações de relacionamento.
4. Preparar a comunicação para os canais internos e colaboradores
Para evitar a disseminação de fake news entre os colaboradores e o seu público fiel, é importante apresentar os fatos com bastante clareza.
5. Entrar em ação!
Este é o momento de fazer um grande anúncio para o mercado!
A Midiaria pode te ajudar nessa empreitada!
Ao colocar a transparência e o relacionamento com o público dentro da lista de prioridades de uma empresa, diversos benefícios poderão ser percebidos já nos primeiros meses, após o início de uma ação bem-sucedida. A fidelização do público é o principal deles, o que é imprescindível para qualquer negócio.
A midiaria.com possui mais de 10 anos de atuação na área de assessoria de imprensa. São inúmeros cases, nos quais as ações de divulgação levaram diversas empresas a novos patamares em seus campos de atuação.
Conte com a gente e, juntos, vamos criar a melhor estratégia, com o objetivo de gerar valor para sua marca, aumentando a visibilidade e alcance perante o seu público. Entre em contato e vamos fechar essa parceria!