Especiais abril 3, 2019
6 técnicas de copywriting para bombar as suas vendas
Copywriting é o método que consiste em produzir conteúdos para promover e vender ideias, produtos e serviços. São técnicas aplicáveis em qualquer tipo de texto, não importa tamanho ou local de publicação — blogs, e-commerces, redes sociais, e-mail marketing ou materiais impressos.
Ouvimos Rafael Albertoni, criador da SBCopy, que listou 6 técnicas para fazer um copywriting de sucesso.
Estude a sua persona
Se em vez de um texto você conversasse pessoalmente com um cliente, qual seria o assunto e de que forma você reproduziria o conteúdo?
Essas duas perguntas resumem o quanto é importante entender como o seu público pensa e qual a melhor maneira de fazer ele assimilar sua proposta. Só assim você saberá as dores do seu consumidor, quais soluções espera, a razão dele ser seu cliente, a linguagem a ser usada etc.
Defina uma meta
O que se espera atingir com determinado texto? Que ação os leitores devem tomar ao final do artigo que você está escrevendo?
Se você tem um objetivo claro para cada conteúdo que está sendo produzido, a escrita se torna mais fácil e você não se perde no meio do caminho. Essa finalidade pode ser um comentário, conversão em lead, engajamento, geração de mais tráfego para o blog/site ou finalizar uma venda.
Tenha clareza e objetividade
São dois itens que devem ser incorporados em qualquer texto para melhorar sua compreensão. Seja claro para que o público não tenha uma leitura difícil, procure usar termos mais simples e menos rebuscados.
Por último, escreva de forma de objetiva para que o conteúdo não fique confuso e as pessoas não demorem a entender as informações passadas.
Crie empatia com o público
Anteriormente falamos em conhecer as dores do seu consumidor. Então, essa é uma das principais chaves para estabelecer uma aproximação com o leitor. Se você entende dos problemas dele, deve explorá-los no texto, inclusive propondo soluções para que o público se identifique.
Outras formas de gerar empatia são chamar o leitor por “você”, pela profissão ou grupo (quando o foco do conteúdo está em um nicho específico), além de eliminar possíveis excessos de adjetivos e opiniões pessoais.
Use storytelling
Histórias boas e bem contadas costumam chamar a atenção e prender o interesse do público. A maioria das pessoas gosta de acompanhar uma narrativa envolvente, como as descritas em filmes, músicas, conversas com amigos e até em propagandas
Não tenha medo de vender
Tudo tem um fim! O próprio processo de venda também pega essa máxima. Saiba utilizar o seu conteúdo para engatilhar a venda colocando um canal de contato ou o link para o carrinho de compra para finalizar a venda. Diminua o processo de venda e foque em alcançar novos clientes com o tempo livre.