planejamento estratégico de marketing março 6, 2012
5 lições aprendidas na paradisíaca Jericoacoara
A acolhedora Jericoacoara é habitada por cearenses muito receptivos e cheios de sabedoria quando o assunto é ganhar a confiança dos visitantes. Escrevo este post desta vila distante 310 Km de Fortaleza onde passo curtas férias. E é desse lugar paradisíaco que extraí algumas lições que compartilho a seguir.
Desconecte-se
Jericoacoara oferece, sim, conexão à Internet, mas é fora dela que se conhece a típica cultura cearense, permite-se uma prosa com turistas de diversas partes do Brasil – e do mundo, e abre-se a cabeça para novas ideias que podem funcionar nos mundos on e off line. Garanto que diante do céu alaranjado visto da Duna do Pôr do Sol é possível ter muitos insights.
Lição: desligar-se do mundo on line é necessário para abastecer sua cabeça de novas ideias e entender cenários.
Cuide de seu cliente
Jeri está repleta de pousadas, mas são aquelas que realmente cuidam de seus hóspedes que estão sempre cheias. Um bom café da manhã, atendimento prestativo e simpático, serviços a preços honestos e um mimo, como a conexão Wi-Fi nos quartos, ganham qualquer turista.
Lição: dispender atenção ao cliente nunca é demais. Cliente bem atendido se torna agente propagador dos seus serviços – e recorre à web para compartilhar sua boa experiência.
Provoque o boca a boca
O bolo de banana de Dona Angelita é considerado o melhor de Jeri. Mesmo antes de desembarcar da jardineira se ouve comentários dessa delícia servida quentinha na Rua Principal. Quem conhece a boleira só tem elogios sobre sua simpatia e atenção a quem compra seus doces.
Lição: atender bem e prestar atenção a cada cliente faz com que ele seja fiel divulgue seu produto ou serviço gratuitamente, promovendo um verdadeiro boca a boca.
Esteja pronto para imprevistos
A Associação de Bugueiros de Jericoacoara não deixa ninguém na mão. Basta demonstrar sua vontade em fazer um passeio por Tatajuba que eles vão arrumar outros turistas para dividir o bugue com você. E em caso de imprevistos, como a desistência de um viajante, a própria associação faz uma realocação para que você não perca sua viagem.
Lição: imprevistos acontecem e é preciso estar pronto para eles. Caso não consiga entregar o combinado, busque uma solução para atender ao cliente.
Acredite nos mais experientes
Em março, Jericoacoara sofre pancada de chuva pela manhã e recebe um sol bem quente no começo da tarde, promovendo um entardecer único. Com essa dinâmica, muitos turistas desistem de percorrer os pontos turísticos ao sinal da primeira nuvem cinza no céu. Os guias regionais insistem que se trata de uma nuvem passageira. E eles estão certos: o céu se abre na hora certa de embarcar para as lagoas Azul e Paraíso.
Lição: ouça quem está acostumado a lidar com o mau tempo – às vezes, literalmente – antes de desistir de seu plano.
Jericoacoara com suas belezas e delícias merece sua visita. Seja para férias ou para ter novas ideias de como impulsionar seu negócio.