midiaria.com midiaria.com

Mais informações

SP 55 11 2729-8617

contato@midiaria.com

R. Dr. Cândido Espinheira, 560 - Sala 92
Perdizes, São Paulo - SP, 05001-100

shape shape

planejamento estratégico de marketingWeb & Tech outubro 17, 2019

5 indicadores em e-commerce para definir seu público-alvo em 2018.

Midiaria Essencialmente integrada

Escrito por Midiaria Essencialmente integrada

Tempo de leitura 3 min

5 indicadores em e-commerce para definir seu público-alvo em 2018.

Definir um público-alvo ideal é um dos pontos-chave para qualquer empresa crescer e aumentar o tíquete médio. Quando o assunto é e-commerce, estabelecer o perfil de clientes também proporciona economia de despesas em comunicação.

Uma das formas de entender o perfil do consumidor brasileiro é se informar quanto ao perfil que mais consome no País. O Ebit, famoso site que avalia e classifica as lojas virtuais do Brasil, realiza todos os anos a pesquisa Webshoppers (você pode acessar a pesquisa completa aqui), que define o perfil de consumo do brasileiro pela internet.


Quer Aprender


Esse estudo é interessante porque, se você é o responsável pelo marketing da sua loja virtual, pode utilizá-lo para adequar o perfil do seu público-alvo e direcionar a comunicação com maior assertividade.

É comum no mercado vermos muitos comerciantes que têm a intenção de vender para público A/B. É compreensível porque essa é a fatia com maior poder de consumo. Mas será que ela é a que mais consome? Repare só este gráfico:

Classes sociais em 2017

piramide

Fonte: Ebit

A Classe C e D juntas efetuam mais de 67% das compras online. Ou seja: quem direciona a comunicação para essas classes alcança muito mais pessoas do que se divulgasse para as classes mais elevadas. Já o consumo médio aumentou 3%, chegando a R$ 429 por compra.

Gênero

Com relação ao gênero, o consumo é equilibrado, com 50,6% do gênero feminino e 49,4% do público masculino.

Idade

A idade média do consumidor é de 42 anos. [KP1] O público de até 24 anos, questiona-se, deve realizar compras por meio dos pais.

Região

A região Sudeste é que possui o maior volume de negócios, com 63% dos pedidos realizados. Os consumidores da região Norte são os que menos consomem.

Formas de consumo

A forma de pagamento preferida é à vista, sendo a escolhida para quase metade das transações. Mas, quando o parcelamento é escolhido, a média é de parcelas fica em 4,2% no cartão de crédito e 6,4% quando o cliente possui cartões da própria loja.

Os celulares são os produtos com maior volume financeiro, com 21,2% do mercado. Porém, roupas e acessórios são os produtos que o brasileiro mais consome pela internet.

E qual a previsão para 2018?

O cenário otimista da pesquisa projeta um crescimento de 12% de faturamento neste ano, atingindo 53 bilhões de reais, com um tíquete médio de R$ 446 por transação, um aumento de 3,8%.

Se sua empresa tem um desafio de marketing digital, esse é o momento certo de procurar uma agência que entenda o perfil do seu consumidor e diversas formas de chegar até ele.

 

tags: