Comunicação e Mídias Sociaisplanejamento estratégico de marketing janeiro 13, 2017
5 dicas de planejamento de conteúdo para projetos digitais
![5 dicas de planejamento de conteúdo para projetos digitais](http://midiaria.com/wp-content/uploads/2023/12/Midiaria_Blog_Midiaria_5dicas-3-1.png)
Então sua empresa decidiu abraçar a comunicação digital e você precisa estruturar um plano de ação que contemple a produção de conteúdo. E agora? Por onde começar?
Siga a midiaria.com no Instagram, no Pinterest, no Google+, no Linkedin, no Twitter e no Facebook!
Pensando nisso, apresentamos cinco dicas para te auxiliar a traçar estratégias, definir a abordagem e obter resultados efetivos a partir desse trabalho. Falando nisso, indicamos também o e-book gratuito Uma introdução ao inbound marketing, que evidencia o conceito e propõe diversas técnicas relacionadas ao marketing de atração.
Público-alvo: O primeiro passo é definir o perfil de audiência que esse projeto visa atingir. Quais os interesses de quem busca pelos serviços e produtos de sua empresa? Vale lembrar que o público-alvo nem sempre é uniforme, o que demanda a elaboração de conteúdos específicos para cada grupo.
Conteúdo: a partir da definição de público-alvo, uma estratégia interessante é pensar em assuntos que conversem diretamente com as necessidades (ou dores) dessas pessoas, propondo então soluções ou provocações para reflexão. Vale também estabelecer uma “ronda” pelos principais assuntos relacionado a sua audiência, a fim de desdobrá-los em materiais que explorem diferentes pontos de vista do tema em questão. Entenda: não é preciso inventar a roda, mas é fundamental aprimorá-la sempre.
Cronograma: Com a base de temas estabelecida (ou quase isso), é preciso definir um calendário de produção e publicação. Vale salientar que não basta ter um conteúdo altamente qualificado para ter sucesso no projeto: é preciso estabelecer uma frequência constante de novos materiais. Por isso, na hora de definir esse cronograma, tome cuidado para não estipular prazos inalcançáveis, definindo junto com os responsáveis pela produção qual o tempo necessário para elaborar determinado tipo de conteúdo (vídeos, artigos, podcasts e etc). Nesse sentido, a máxima “um passo para trás para um salto à frente” é mais do que válida: pretende publicar blogposts semanais? O que acha de começar com uma periodicidade quinzenal, até o processo de operação ser maduro o suficiente para encarar a entrega a cada sete dias?
Ferramentas de distribuição: O próximo passo é elencar os canais disponíveis para alcançar o público alvo. Para isso, tão importante quanto saber quais os meios utilizados pela audiência para consumir conteúdo é se o mesmo condiz com o teor da mensagem enviada. Por exemplo: um texto ou vídeo mais focado num tema profissional pode não alcançar os resultados no Facebook, que tende a ser uma rede social mais pessoal, mas ter sucesso no LinkedIn (voltado a aspectos profissionais de seus usuários). Para saber mais sobre assunto, convidamos você a conhecer 5 ferramentas úteis para comunicação digital.
Análise: Por fim, estabeleça ferramentas para analisar a performance do conteúdo, tanto em relação à audiência (como visitantes no site, visualizações no vídeo, conversões em downloads) a engajamento (compartilhamentos, cliques em links, curtidas, etc). Assim, é possível desenhar o caminho para o futuro, investindo no que dá certo e repensando quando o resultado está abaixo do esperado.
Quer saber mais sobre assunto? Inscreva-se para o curso Workshop Mídias Digitais: como sobreviver na comunicação contemporânea, do midiaria training! Saiba mais aqui!