Comunicação e Mídias Sociaisplanejamento estratégico de marketing maio 5, 2014
Não caia na enrascada das mídias sociais
O que você faria se a partir de amanhã o Facebook bloqueasse o acesso à sua audiência de milhões de fãs de forma gratuita? Acredite, isso já está acontecendo gradativamente. Você está preparado para agir?
Siga a midiaria.com no Instagram, no Pinterest, no Google+, no Linkedin, no Twitter e no Facebook!
Como todos sabemos, o Facebook vem alterando seu algoritmo para que o usuário veja apenas o que realmente lhe interessa. Isso é bom. No entanto, para quem administra uma página nessa mídia, o acesso ao curtidor está cada vez mais restrito. Propositadamente, pois o Facebook quer que as marcas paguem para que seus posts sejam visualizados (os famosos posts impulsionados).
Essa movimentação aponta que o Facebook está, sim, restringindo o acesso orgânico e gratuito à audiência que as marcas construíram na plataforma.
O Facebook é apenas um exemplo. E se, por algum acaso do mundo virtual, sua base de assinantes no Youtube desaparecesse?
Quero dizer que ter uma estratégia de comunicação com base apenas nas mídias sociais é uma grande enrascada. Plataformas como Facebook, Twitter, Instagram e Youtube são apenas ferramentas de comunicação; assim como o Orkut, o MSN e tantas outros foram.
Minha recomendação é sempre levar o usuário para o seu domínio, aquele onde o controle é seu e quem dita as regras e os valores é você. Algumas dicas preciosas:
- Arrume sua casa: tenha seu site atualizado e preparado para receber da melhor forma os visitantes que buscarão por sua marca ou empresa;
- Leve tráfego para o seu site: aproveite o poder das mídias sociais para atrair os usuários para o seu endereço virtual. Faça com que eles se acostumem a visitar seu site;
- Convite sempre para o cadastro: não deixe de oferecer maneiras do usuário se inscrever para receber sua newsletter e acessar áreas logadas no ambiente da marca. O e-mail ainda é uma poderosa ferramenta de comunicação.
Entretanto, nada adianta ter essas ferramentas se você não souber qual deve ser o comportamento digital da sua marca ou empresa. É ele que guiará o melhor uso de plataformas e mídias sociais para estreitar o relacionamento entre o seu negócio e o público alvo.