Comunicação e Mídias Sociais fevereiro 20, 2019
4 dicas para conseguir a escalabilidade nas vendas!
Um dos maiores desafios das StartUps é aprender como escalar o negócio de forma sustentável e segura, sem prejudicar o andamento da empresa. Para criar um negócio escalável é preciso estar constantemente atualizado com as novidades do mercado, manter-se conectado às mudanças e entender os diferentes caminhos que os consumidores estão percorrendo. Inovação já faz parte do DNA de uma StartUp, e estabelecer uma visão global do todo não é tarefa de outro mundo para os integrantes deste modelo de negócio.
De nada adianta oferecer um produto ou serviço inovador, totalmente disruptivo, tecnológico ou fantástico, se o seu público-alvo não conhece ou não o quer. Pensando nisso, o contato e o engajamento com os leads tornam-se cada vez mais necessários. Não só para comunicar as novidades da sua empresa, mas também para criar novas necessidades de mercado e informá-los dos benefícios que determinados avanços e serviços podem oferecer.
Agora vamos listar aqui 4 iniciativas de marketing digital para que a sua StartUp possa aproveitar essa ferramenta e obter resultados concretos.
Marketing de Conteúdo
Este item vem em primeiro lugar na lista de iniciativas, pois é ele que irá assegurar o êxito dos pontos que serão abordados adiante. Existem diversas maneiras de divulgar uma empresa ou produto no ambiente virtual, mas todas elas contam com a ajuda do conteúdo para serem executadas. A aplicabilidade do marketing de conteúdo na estratégia de comunicação da startup garante que tudo que será produzido e compartilhado com o público-alvo seja relevante e estruturado de uma forma que realmente impacte o cliente. Além disso, ele também garante um maior engajamento da empresa com seus leads e aumenta as chances de conversão em vendas.
De forma prática, o marketing de conteúdo ajudará na tarefa de comunicação e a percepção do cliente, permitindo uma maior compreensão da real necessidade dele e os assuntos que mais o interessam. Com isso, é possível estabelecer um acompanhamento mais efetivo do mercado e os passos que a empresa precisa tomar para crescer.
Buscadores e Google
Hoje, o Google é a principal ferramenta que os consumidores recorrem quando têm alguma dúvida ou precisam achar algo. Logo, se a sua startup busca crescimento e resultados ela precisa conquistar uma boa posição nos buscadores como o Google. Há duas formas de realizar esta tarefa: SEO (Searching Engine Optimization) e SEM (Searching Engine Marketing). As técnicas de SEO aplicadas aos conteúdos do site e aos materiais compartilhados no ambiente digital ajudam a conquistar um crescimento orgânico do site, oferecendo um retorno gradativo de médio a longo prazo. Já o SEM é uma forma mais rápida de conseguir um bom posicionamento nos buscadores do Google, mas exige investimento e técnica para a criação de campanhas pagas.
Redes Sociais
As redes sociais já são ferramentas mais populares, mas para que elas consigam realizar um trabalho positivo para a sua startup é preciso tomar alguns cuidados. O planejamento é o primeiro deles: não adianta sair por aí criando uma série de perfis sem uma estratégia ou um plano bem elaborado. Lembre-se: você precisa estar onde o seu público está, então escolha bem os canais que irá utilizar. As redes sociais funcionam como uma ferramenta para você estabelecer um contato mais próximo com o seu cliente, por isso é extremamente importante estar atento a esses canais e responder às solicitações de forma rápida e organizada. A comunicação digital também precisa estar sincronizada com as estratégias da empresa.
Monitoramento e mensuração de resultados
Um dos maiores benefícios que o marketing digital oferece é o monitoramento e a mensuração dos resultados. Isso facilita a real compreensão do retorno de todo o trabalho que está sendo feito. Com base nas análises de métricas é possível não só olhar os resultados do que foi feito, mas também consertar o que está errado e criar novas estratégias para o futuro.
O trabalho de marketing digital para startups vai muito mais além, ele envolve uma série de outras análises e técnicas aplicadas para potencializar o desenvolvimento da empresa no ambiente digital. De qualquer forma, colocando essas 4 iniciativas em prática você já poderá conquistar um crescimento mais organizado e direcionado para sua marca, aumentando o engajamento dos seus clientes e garantindo a escalabilidade do seu negócio.
Curtiu o texto? Acha que essa é a melhor forma de potencializar o crescimento da sua Startup, entre em contato com a nossa equipe!