EspeciaisWeb Summit 2020 dezembro 2, 2020
Uma Europa de oportunidades no mundo digital, segundo Ursula von der Leyen
A segunda palestra da manhã, ministrada no Web Summit, foi liderada por Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, que trouxe uma grande reflexão. Para ela, a pandemia global serviu como uma grande catalisadora para a inovação, especialmente na Europa. E para se ter uma ideia desse efeito, o valor das tecnológicas europeias aumentou quase 50% só em 2020.
Ursula destacou que “à medida que o setor de tecnologia da Europa amadurece, mais potencial ele se torna para ser um líder global na próxima onda da transformação digital”. Vale ressaltar que o continente europeu tem o maior número de pesquisadores de Inteligência Artificial (IA) e mais desenvolvedores de software do que nos Estados Unidos.
Porém, apesar de todos os esforços, o continente vem avançando abaixo do esperado, por causa de uma série de obstáculos que os concorrentes em outras partes do mundo não enfrentam: lacunas na infraestrutura, complexidade regulatória e barreiras burocráticas que atrapalham a expansão além das fronteiras nacionais.
Um ponto bem importante destacado por Leyen, quando o assunto é o universo digital, é que as maiores plataformas de redes sociais devem ter mais responsabilidades do que um simples website e isso vai estar no centro da futura lei europeia sobre serviços digitais.
Responsabilidades essas de, principalmente, avaliar riscos ligados as suas plataformas de publicidade, de moderação de conteúdos e de transparência, numa cooperação com a sociedade civil e as autoridades nas abordagens desses riscos. “A Europa digital tem que se basear nos valores e na justiça O que é ilegal off-line deve ser ilegal também no online. E a lei deve ser reforçada”, destaca.
Ursula demonstrou o quanto acredita no poder da ciência e da tecnologia para melhorar a vida das pessoas. E destacou como a pandemia da Covid-19 acelerou o processo de inovação, ajudando muitas empresas a sobreviver aos confinamentos.