Web Summit Rio 2023 maio 2, 2023
Quando a tecnologia e o bem-estar mostram que saúde é riqueza
O bem-estar está no centro das atenções de qualquer pessoas que sobreviveu aos três últimos anos de pandemia, assim como ganhou investimento de empreendedores e investidores do setor de wellness. A discussão foi tema de conversa no palco central do Web Summit Rio.
Victoria Repa, fundadora e CEO da plataforma BetterMe, e João Barbosa, co-fundador do Gympass, levaram números e argumentos que demonstram o crescimento dessa indústria no Brasil e no mundo.
Em recente pesquisa feita por meio de sua plataforma, o Gympass contabilizou que mais de 67% dos empregados consideram mudar de emprego por um lugar que ofereça programa de bem-estar. “Temos diversos estudos que mostram que empresas que investem em programas de bem-estar e saúde têm mais produtividade, diminuem os gastos com planos de saúde entre outros benefícios”, afirmou Barbosa.
“Assim como temos programas para redução de açúcar e tabaco, precisamos de programas que considerem o bem-estar das pessoas nas empresas e fora delas”, emendou Victoria.
Os programas de bem-estar são projetados para apoiar e melhorar o bem-estar holístico dos funcionários por meio de uma cultura de trabalho saudável.
“Vejo que empresas e pessoas entenderão que bem-estar e produtividade andam conectados. Líderes devem comandar isso dentro das empresas. Acredito totalmente que quando todos estiverem focados nisso, teremos menos burnout e mais sucesso nos negócios”, disse a empreendedora.
Ponto de vista e ROI com wellness
João Barbosa enumerou alguns retornos sobre o investimento em bem-estar e apresentou uma visão positiva de como a grande maioria das empresas já está atenta ao tema. “O ROI está na gestão de pessoas, diminuição de turnover, diminuição de gastos com planos de saúde e flexibilidade”, elencou.
“Antes as pessoas não podiam mostrar sua vulnerabilidade. Hoje, as empresas precisam ser protagonistas e oferecer ajuda aos funcionários e um ambiente mais saudável e flexível. É importante termos certeza de que estamos usando a tecnologia como facilitadora do bem-estar para todos. As motivações são diversas, mas se usarmos a tecnologia para personalizar a experiência de cada indivíduo, a empresa como um todo ganhará”.
Foto: Vaughn Ridley/Web Summit Rio