Comunicação e Mídias Sociaisweb, tecnologia e seo outubro 9, 2013
Políticas flexíveis de uso da internet melhoram produtividade… e diminuem abandono de emprego
Aparentemente são assuntos que se contradizem, mas pesquisas têm mostrado que políticas flexíveis de uso de internet no trabalho podem sim influenciar positivamente na produtividade e na retenção de talentos em uma empresa.
Siga a midiaria.com no Pinterest, no Google+, no Linkedin, no Twitter e no Facebook!
Uma recente pesquisa encomendada pela Google para a Deloitte na Austrália aponta que empresas que deixam seus funcionários acessarem a internet no horário de trabalho tem mais chances de terem colaboradores motivados e engajados com os objetivos da corporação.
Exemplos como a rede varejista Woolworths e a companhia aérea Air New Zealand devem ser seguidos. Ambas adotaram a política do BYOD (bring your own device), em que os colaboradores podem usar seus smartphones em horário de trabalho, e mantiveram a produtividade e o alto nível de engajamento de seus times.
Um estudo da Universidade Nacional de Singapura de 2011 reforça essa tese ao apontar que pessoas que navegam pela web ao longo do dia conseguem restaurar funções importantes, mais do que aquelas que enviam mensagens SMS, falam ao telefone constantemente ou trabalham sem intervalos. Um grupo de psicólogos de Harvard acredita que permitir a navegação em sites que fogem do contexto profissional pode auxiliar as pessoas a relaxarem por alguns minutos e retornarem às suas atividades com mais foco, criatividade e engajamento.
Acredito que isso é possível, sim, mas precisa ser feito com o apoio de uma boa estratégia de comunicação interna e alinhamento de todo o time.
Teresa Amabile, psicóloga e pesquisadora de Harvard, afirmou durante um TED em Atlanta (EUA) o quanto uma política flexível de uso da internet e mídias sociais pode ser benéfico – até financeiramente! – para empresas e colaboradores.
Nós da midiaria.com defendemos a criação de guias de boas práticas e políticas bem definidas de uso de mídias sociais no trabalho. Também pregamos o uso dessas plataformas como forma de identificação e retenção de talentos. Temos compartilhado cases e pesquisas sobre o assunto em nossos curso e treinamentos. Precisando de ajuda nesse sentido, escreva para a gente!