Como usar os recursos que a internet oferece para agarrar o consumidor neste final de 2013? A edição de novembro da revista Exame PME se propõe a responder a questão com algumas dicas para empreendedores e empresários.
Siga a midiaria.com no Pinterest, no Google+, no Linkedin, no Twitter e no Facebook!
Entre as dicas da publicação estão algumas ações já conhecidas dos profissionais de comunicação, como a utilização de games para atrair os consumidores. A exemplo do que fez a rede de lojas Imaginarium, oferecer um jogo nas mídias sociais pode chamar a atenção dos clientes e fazer com que eles se envolvam com a marca e comprem os produtos envolvidos na ação.
Identificar blogueiros e influenciadores pode alavancar as vendas se a marca souber se relacionar com esse público e transformá-lo em mídia espontânea.
Big data e geolocalização também estão em alta e devem ser explorados. Um exemplo é colocar o comércio no Google Maps, no Kekanto e no Apontador. Essas plataformas ajudam a disseminar a existência da empresa.
Treinar os funcionários é fundamental. A comunicação interna faz toda a diferença, principalmente quando o consumidor terá contato com outras pessoas que não o departamento de marketing e o dono do negócio.
O que NÃO fazer:
– Trocar de fornecedor às pressas;
– Mudar o bônus dos vendedores no final do ano;
– Oferecer descontos para novos clientes;
– Subestimar os gargalos no ponto de venda;
– Garantir entrega antes do Natal;
– Subestimar a demanda do período.