Você sabe o que é brand experience? O conceito vai muito além daquela relação entre o que eu pago e o que eu recebo quando uma marca é consumida. Tem ligação direta entre as percepções e associações feitas pelos consumidores e as marcas. Dentro do processo de avaliação de compra de um produto, os atributos intangíveis e os valores que a marca oferece desempenham papel diferenciado além dos atributos obrigatórios. Por isso, vem se multiplicando as formas de oferecer experiências de marca aos consumidores.
Para se ter sucesso com a experiência da marca é preciso gerir a capacidade a ponto que ela consiga atingir o espaço mais importante que existe: a cabeça do consumidor. Para isso se trabalha em cima da marca para criar os chamados pontos de contato, que são realmente onde a marca vai conseguir a atenção do consumidor até as lembranças que vai gerar. Atualmente as marcas oferecem contatos sensoriais para que o consumidor lembre delas.
Um case de sucesso de mercado é o da marca Magnum, selo premium de sorvetes que preparou seu relançamento nacional com um novo posicionamento: “autoridade mundial em prazer”. Em sua reestreia, a Magnum precisava chegar em grande estilo, ser capaz de envolver o público, gerar curiosidade e experimentação. Foi realizada uma grande campanha que começou com uma festa marcante de inauguração, a Magnum Pleasure Experience; gerou degustação na pop up store Magnum Boutique e ganhou visibilidade com a promoção “O Maior Prazer do Mundo”, que premiou consumidores com um shopping inteiro de compras. Após seis meses do lançamento da campanha, o incremento de vendas do sorvete já era de 7,3%. O market share de Magnum passou de 3,5% para 7,1% e 3,8 milhões de Euros foram gerados em mídia espontânea.
Com objetivo de provocar uma experiência aos consumidores, a Magnum desenvolveu um game-concurso Busca ao Prazer, criado a partir de uma releitura dos jogos clássicos dos anos 80.