midiaria.com midiaria.com

Mais informações

SP 55 11 2729-8617

contato@midiaria.com

R. Dr. Cândido Espinheira, 560 - Sala 92
Perdizes, São Paulo - SP, 05001-100

shape shape

Comunicação e Mídias Sociais março 21, 2017

O impacto da inteligência artificial no jornalismo

Midiaria Essencialmente integrada

Escrito por Midiaria Essencialmente integrada

Tempo de leitura 3 min

O impacto da inteligência artificial no jornalismo

South by Southwest (também conhecido como SXSW) é um festival de inovação que engloba cinema, música, games e tecnologia, e ocorre em Austin, no Texas. (Estados Unidos). Na edição deste ano o assunto que predominou foi a inteligência artificial, ou AI. Foram debatidos diversos aspectos sobre como esse tipo de tecnologia irá influenciar o trabalho e o jeito de nos relacionarmos, e quais impactos serão causados nas diversas profissões.
Algumas pessoas acreditam que a AI irá trazer diversos benefícios para a humanidade. É o caso de Ray Kurzweil, cientista da computação e futurista, que acredita na Singularity, um fenômeno em que as máquinas irão ter o mesmo nível de consciência dos seres humanos até 2029.

Siga a midiaria.com no Instagram, no Pinterest, no Google+, no Linkedin, no Twitter e no Facebook!

Por outro lado, há aqueles que enxergam com preocupação o progresso da Inteligência Artificial, como Bill Ford, da Ford Motor Company, que mencionou a possibilidade de 3,5 milhões de caminhoneiros perderem seus empregos por causa do crescimento de veículos autônomos e as vantagens que estes poderão trazer no dia a dia.

E na área de comunicação? Quais tipos de transformações poderiam ocorrer com a chegada desse tipo de tecnologia?

O jornalismo do futuro
O painel “o futuro da automação das notícias”, composto por pessoas que atuam em grandes jornais como The Washington Post e The New York Times, debateu sobre as transformações que o jornalismo poderá sofrer com o avanço da AI.

Um dos aspectos discutidos foi sobre qual seria o papel do jornalista e se essa função teria alguma utilidade de fato devido à automação das notícias ser algo certeiro. Uma das possibilidades é que a pessoa dessa área passaria a exercer uma função de curadora, fazendo com que os sistemas de automação de notícias sejam mais eficientes. Podemos dizer que o jornalista em si continuaria existindo, mas ganharia novas funções.

Por outro lado, a inteligência artificial poderia ser extremamente benéfica na hora de fazer matérias que utilizem infográficos e análises econômicas. Isso porque os sistemas podem produzir conteúdo desse tipo centenas de vezes mais rápido do que uma pessoa, o que otimizaria o tempo das pessoas que trabalham em um jornal e faria com que conteúdos mais trabalhosos de serem feitos possam ser publicados com mais frequência.

E no caso da assessoria de imprensa? Como essa área seria afetada pela AI? Por ser uma área que tem relacionamento como base, não se sabe ao certo como uma máquina poderia exercer essa função. O que se sabe é que empresas da área de jornalismo devem se adaptar para que usem o Big Data e Business Intelligence para prosperarem, mas que não percam a capacidade de se relacionar com leitores e outros setores, algo que faz do jornalismo uma área tão humana.