midiaria.com midiaria.com

Mais informações

SP 55 11 2729-8617

contato@midiaria.com

R. Dr. Cândido Espinheira, 560 - Sala 92
Perdizes, São Paulo - SP, 05001-100

shape shape

Brandingplanejamento estratégico de marketingweb, tecnologia e seo maio 21, 2012

Já pensou em mensurar a força da sua marca?

Kleber Pinto

Escrito por Kleber Pinto

Tempo de leitura 3 min

Já pensou em mensurar a força da sua marca?

Muito se fala em análise focada em conversão, leads e tráfego de um site. No entanto, há uma mensuração tão importante quanto essas: a força de uma marca. O assunto serve para quem tem ações na Bolsa de Valores ou pensa em franquear seu negócio no futuro. Cuidar da marca influencia diretamente nesses dois casos.

Há algumas ferramentas para mensurar a força de uma marca, mas considerando a grandiosidade do Google no Brasil – e no mundo -, indico a Google Insights para Pesquisa. Simples de trabalhar e repleta de filtros, essa ferramenta colabora no entendimento da posição que sua marca ocupa hoje ante um cenário de altíssima competitividade, sem contar a percepção da sua marca.

Imagine que você atue no ramo de hotelaria em Belo Horizonte. Não seria incrível que as pessoas buscassem no Google pelo nome do seu hotel ao invés de “hotel barato em BH”? Pois bem, uma marca bem trabalhada pode guiar um usuário a buscar diretamente por você no Google.

De volta à ferramenta, vamos a um passo a passo:

  1. Acesse www.google.com/insights/search/
  2. No campo “termo de pesquisa”, coloque o nome de sua marca;
  3. Se quiser comparar sua marca com a concorrente direta, clique em “+ adicionar termo de pesquisa” e digite o nome da marca a ser comparada;
  4. Do lado direito há uma sequência de filtros. Nesta área, você pode selecionar por país, estado, período e categoria;
  5. Escolhidos os filtros, clique em “pesquisar” e veja o resultado.

Deste ponto em diante, faça a análise de como sua marca foi buscada no Google no período e localização definidos no filtro. A informação é apresentada numa escala de 0 a 100.

Uma observação importante: a ferramenta geralmente funciona para marcas/empresas de média e grande abrangência; mas fazendo o teste é possível se surpreender.

Minha marca não tem volume de pesquisa suficiente

Se o resultado da sua pesquisa for “não há volume de pesquisas suficiente para exibir os gráficos”, não desista. Esse é o sinal de que é hora de trabalhar o conceito da sua marca. Como assim?

O Google Insights para Pesquisa também ajuda a encontrar os termos mais buscados no Google. Vamos dizer que você tenha um centro de formação técnica no Rio de Janeiro. Para trabalhar sua marca, você poderá optar por vincular sua comunicação com “escola”, “curso” ou “treinamento”, por exemplo. Certamente poderá usar todas elas, mas sabendo que a palavra “curso” tem força maior nas pesquisas, a estratégia será optar por esse termo em sua comunicação online, visando aumentar sua visibilidade na busca orgânica (não paga) do Google.

Outra dica interessante para os pequenos negócios é pesquisar no Google Insights para Pesquisa as grandes marcas do setor e analisar os períodos de maior busca em relação às estratégias de marketing e comunicação que eles usaram à época. Esse cruzamento de informações pode gerar algumas ideias bacanas para você replicar no seu negócio e aumentar a força da sua marca.

Pense nisso!

Leia também: