Comunicação e Mídias SociaisEspeciais outubro 5, 2016
A imprensa do Turismo e a cobertura diária do trade
Entenda o que é notícia para os veículos que cobrem o cotidiano da indústria turística
A indústria do Turismo conta com um leque extenso de veículos de imprensa especializados na cobertura de negócios. São empresas tradicionais, com um relacionamento muito próximo ao empresariado do segmento.
Siga a midiaria.com no Instagram, no Pinterest, no Google+, no Linkedin, no Twitter e no Facebook!
Entre os principais veículos está o jornal Panrotas, que começou há 42 anos como guia e hoje conta com a circulação quinzenal impressa e a cobertura diária na internet. “Para nós, a notícia deve ser útil profissionalmente para a maior parte dos nossos leitores. Isso não quer dizer que não publicaríamos assuntos mais específicos, mas nossa prioridade é cobrir novidades mais abrangentes”, explica Artur Andrade, chief communication officer do veículo de comunicação. Se enquadram nesse sentido, temas como produtos, investimentos, tendências e programas de capacitação.
De acordo com o jornalista, um dos grandes saltos do Panrotas atualmente é a comunicação digital, tanto editorial quanto comercialmente. “ Temos hoje um mix de produtos, redes sociais, e outras formas de atuação que atendem nossa comunicação com o leitor e o contato das empresas com esse mesmo público, mas em caráter comercial”, evidencia.
Outro importante veículo de cobertura do trade turístico é o jornal Mercado & Eventos, presente online diariamente e impresso a cada quinze dias. “Pontualmente, produzimos também revistas para circulação em feiras nacionais (com foco em negócios) e no exterior (abordando o Brasil como destino) ”, revela Anderson Masetto, editor-chefe da publicação.
Para o especialista, o papel da imprensa especializada é fomentar o setor em que atua, e nesse sentido busca abordar sempre assuntos que contribuem com o segmento que atua. “Temos o cuidado de pautar nossa cobertura pela utilidade da matéria ao agente de viagem, fugindo daquilo que enxergamos ter um caráter mais ‘social’”, afirma.
O outro lado da notícia
Na avaliação de Masetto, a comunicação corporativa das companhias no setor de Turismo passa por um processo crescente de profissionalização. “Apesar de termos hoje muitas empresas com um trabalho bastante eficiente, é notável que outras se baseiam ainda no senso comum”, avalia.
Nesse sentido, Andrade acrescenta que, em alguns casos, falta discernimento das companhias em relação ao que é relevante à imprensa. “Falta um pouco de entendimento no que é jornalístico e o que não é”, critica.
Por outro lado, o CCO do Panrotas avalia positivamente a atuação corporativa nas redes sociais. “Algumas empresas são muito boas. Inclusive, eu pego muita pauta no Twitter. Empresas internacionais, por exemplo, soltam (no microblog) e até o representante nacional saber e o conteúdo ser traduzido, a notícia ficou velha”, revela.
Eu pego muita pauta no Twitter – Artur Andrade, chief communication officer do Panrotas.
Tendências para colocar no radar
- O que é notícia no trade de turismo:
- Informações úteis para o profissional do segmento
- Lançamento de produtos
- Investimentos
- Programas de capacitação
- Comunicação corporativa
- Profissionalização em alta
- Redes sociais pautando jornalistas
- Informações úteis para o profissional do segmento
LEIA TAMBÉM:
- Os destaques da 44ª ABAV Expo
- Marketing Digital e Turismo: conheça as principais tendências
- “Estratégia de comunicação nas redes sociais deve sempre estar ligada à geração de informações relevantes” – afirma Ricardo Lazzari, diretor de e-commerce do Grupo CVC
- Maximizar resultados e gerenciar parcerias é o segredo da comunicação do Palladium Hotel Group
O Especial Turismo – Cobertura da 44ª ABAV Expo é um projeto especial da midiaria.com.