EspeciaisWeb Summit 2021 novembro 2, 2021
Hábitos criativos: reconhecendo e sentindo o mundo por meio das cores
Jeff Hoffman, investidor e empresário de sucesso, trouxe ao palco do Web Summit um debate sobre hábitos criativos, abrindo a discussão com uma reflexão: “Criatividade não é um acidente, e sim, uma intersecção entre ideias de inspiração e o conhecimento”.
Ele sugere que para trazer a criatividade em cena é necessário sair pelo mundo para coletar experiência e ideias e transformar tudo em cores – é como você reconhecer cada lugar por meio de uma cor, gerando uma conexão que passará pelo seu cérebro e transformará aquilo em inspiração/ideias.
Criatividade na prática
Indo para o lado prático: pegue uma tela em branco e se pergunta todos os dias: quais imagens eu pintarei amanhã com as cores que coletei hoje? Hoffman deu um exemplo muito simples. “Estou vestindo essa camisa porque no caminho para cá passei pelo Norte da África. Por meio dela, hoje, estou absorvendo a África em minha alma, conhecendo pessoas, visões e sons (essa é a intersecção). Essa intersecção conecta a inspiração, ideais e conhecimento – é misturar as cores de ontem para que a criatividade aconteça hoje.
Ele ainda destaca: “não fique sentado esperando para ser melhor, saia e se envolva com o mundo. A criatividade não chegará no conforto do seu sofá”.
Hoffman acredita que precisamos nos mover para a ação diária de coletar peças de quebra-cabeça ao longo de toda a nossa vida e movê-las constantemente, e nos exercitar a criar as imagens a partir das cores que captamos a todo momento.
Mais do que uma aula de criatividade, um estímulo para trabalhar o quanto cores e sentimento podem nos levar a um outro nível de desempenho, estimulando, principalmente, os hábitos criativos.
Leia mais sobre o Web Summit neste link.
Foto: Sam Barnes/Web Summit via Sportsfile