Comunicação e Mídias Sociais julho 22, 2014
Há espaço para revistas impressas e online
Nos últimos meses tenho ouvido muito sobre revistas digitais. Muitas empresas querem ter a sua e estão ávidas por oferecer essa experiência para seus públicos. Para acompanhar essa tendência, empresas como Yahoo, Say Media e Flipboard estão de olho nesse filão, e nos possíveis anunciantes que virão com ele.
Siga a midiaria.com no Instagram, no Pinterest, no Google+, no Linkedin, no Twitter e no Facebook!
O próprio Yahoo vem apresentando seus canais de beleza, viagem, saúde e gastronomia como verdadeiras revistas online. Isso porque esperam atrair empresas que antes anunciavam na mídia impressa e vislumbram apostar em ambientes digitais.
Já a Say Media e a Flipboard vendem como serviços plataformas em que o editor organiza o conteúdo como um catálogo. Para chamar a atenção de empresas e anunciantes, jornalistas foram contratados para profissionalizar – ao menos em termos de conteúdo jornalístico – as informações que são publicadas nesses ambientes.
Profissionais dessas plataformas acreditam que o termo “magazine” dá mais valor ao negócio e atrai mais anunciantes em busca de um público mais fragmentado.
Particularmente, acredito que impresso e online oferecem experiências diferentes. Para leitores e para anunciantes. Digo isso como jornalista e como assinante de revistas impressas. Um veículo complementa o outro e dá oportunidade de atingir o leitor em diferentes momentos.
Pode parecer batido, mas a comunicação integrada faz total sentido nesse caso. Adoro o Flipboard, mas o prazer de buscar alguns títulos na portaria do prédio onde moro na manhã de domingo são inquestionáveis.