Três personalidades de indústrias diferentes compartilharam como a pandemia contribuiu para reencontrarem sua criatividade em uma sessão no Web Summit 2021. Uma editora, um lutador do UFC e um rapper inglês estiveram no palco central do evento em Lisboa.
“A pandemia nos fez refletir sobre o que realmente importa e sobre nossas comunidades. Isso certamente nos ajuda no processo criativo”, disse a editora chefe da Teen Vogue, Versha Sharma.
“A pausa que fomos obrigados a fazer com a pandemia me permitiu resetar minha mente e retomar contatos e prioridades. A criatividade fez parte desse processo”, emendou o rapper Tinie Tempah.
Para o lutador de UFC Georges St-Pierre (GSP), o período de isolamento social reforçou uma prática que já cultivava desde que iniciou na indústria da luta livre. “Criatividade é colocar elementos diferentes juntos e conseguir resultado. No meu caso, gosto de reunir diferentes técnicas. Faço isso com karatê e jiu-jitsu, por exemplo”.
Criatividade no pós-pandemia
Questionados sobre como o processo criativo deve ser conduzido nessa retomada da vida social e de um mundo pós-pandemia, os três indicaram alguns caminhos.
“Cooperação é uma excelente maneira de encontrar a criatividade. Conexão e empatia com as histórias que realmente importam nesse momento contribuem para continuarmos um bom trabalho”, comentou Versha.
“Você precisa buscar o que te motiva e assim encontrará estímulo e criatividade para executar bem o que necessita”, resumiu GSP.
“A melhor maneira de ser criativo é relembrar como você explorava o mundo quando criança e voltar para a liberdade que essa fase permitia. Isso pode despertar nossa criatividade. Mantenha-se jovem e não envelheça rápido demais”, filosofou o Tinie, aplaudido pela audiência da Arena Altice.