midiaria.com midiaria.com

Mais informações

SP 55 11 2729-8617

contato@midiaria.com

R. Dr. Cândido Espinheira, 560 - Sala 92
Perdizes, São Paulo - SP, 05001-100

shape shape

DES 2023 junho 13, 2023

Employee Experience: 9 dimensões essenciais para uma jornada positiva do colaborador

Lucas Lima

Escrito por Lucas Lima

Tempo de leitura 3 min

Employee Experience: 9 dimensões essenciais para uma jornada positiva do colaborador

Nury Rector Rubio, Global L&D Associate Director, da Global Savings Group, trouxe uma discussão ampla sobre os desafios das organizações para o desenvolvimento de marcas que sejam admiradas primeiramente pelo lado de dentro da empresa para que o externo seja inspirado. “A marca de uma empresa se tornou uma janela para dentro da organização”, destacou a executiva, que reforçou o quanto envolver as pessoas do interno nessa construção é essencial para a sustentabilidade dos negócios.

Nunca como antes a experiência do colaborador, a conhecida Employee Experience, se tornou uma agenda emergencial dentro das empresas. Segundo estudo realizado pela McKinsey em 2020, os desafios estão na ordem de 16 vezes engajamento e 8 vezes retenção. “Pode parecer algo simples, mas longe disso, principalmente com a realidade atual que vivemos de um mundo de trabalho híbrido”, afirmou Nury.

Ela também apresentou alguns elementos essenciais para que a jornada do colaborador seja positiva e que as organizações devem se questionar para construção de seus planejamentos de EX. A saber:

1. Pessoas e relacionamento: os liderados são vistos e tratados pelos líderes como colaboradores significativos para a organização?

2. Teamwork: as pessoas com quem trabalho todos os dias confiam e cuidam umas das outras para criar um ambiente colaborativo e inovador?

3. Social Climate: o colaborador se sente bem-vindo nesta comunidade e sente-se pertencente?

4. Trabalho Organizado: os colaboradores têm responsabilidades claras sobre o seu trabalho e recursos que precisa para ser bem-sucedido em sua função?

5. Trabalho controlado e flexível: o colaborador realiza seu trabalho de forma eficiente, com flexibilidade e integração de forma que seja positivo em suas vidas?

6. Propósito: o propósito da organização está alinhado com o dos colaboradores?

7. Tecnologia: como a tecnologia tem contribuído para um trabalho mais eficiente e livre de fricção?

8. Diversidade: a diversidade dentro da organização possui seu real valor de estimular o poder das vozes internas que irão contribuir para a inovação e criatividade?

9. Sustentabilidade: a sustentabilidade tem sido pensada além do meio-ambiente, abrangendo dimensões sociais e econômicas para o futuro do trabalho?

Nury finalizou reforçando dois pontos importantes que precisam estar na mentalidade das empresas: a importância de uma avaliação clara e constante com o levantamento das necessidades dos colaboradores, e a utilização dos dados de forma que esses contribuam para o processo de escalabilidade do Employee Experience.