planejamento estratégico de marketing julho 15, 2012
#dasbancas: comprar palavras com erros ortográficos pode valer a pena
O erro de digitação do usuário ao fazer uma busca no Google pode ser valioso e vantajoso. Assim confirma uma reportagem da edição de julho da revista w.com.br. A publicação ouviu dois especialistas em Google Adwords (a ferramenta de anúncio da Google) que afirmaram que certos negócios podem capturar novos clientes ao comprarem certas palavras digitadas erroneamente no buscador.
Dois exemplos são “Maiami” ao invés da cidade norte-americana Miami; e “home teacher” no lugar do equipamento home theater. Empresas que compram essas palavras no Adwords podem gerar leads a partir da falta de conhecimento ou erro de digitação do internauta que está em busca de determinado produto ou serviço.
Gustavo Mariotto, gerente de marketing do site de pacotes turísticos Viajanet conta que boa parte de seu público é da classe C e tem dificuldade com termos em inglês. Isso impacta no direcionamento da campanha de links patrocinados.
Além desse análise de público e comportamento nos buscadores, a estratégia de captura de leads deve ser atrelada a um bom conhecimento de SEO (search engine optimization), sempre pensando na qualidade das palavras escolhidas e não na quantidade.
Além dessa reportagem, a revista w.com.br traz um guia com 30 ferramentas para web design, com dicas sobre planejamento, soluções de edição de texto, códigos HTML e testes.
Também vale dar uma atenção especial para o artigo sobre gameficação, que aponta um maior engajamento dos usuários para os sites que sabem usar esse recurso.
Leia também: