planejamento estratégico de marketing março 17, 2013
#dasbancas: comer faz bem para os negócios
Nossa indicação dessa semana é a reportagem da Revista Época Negócios “Por que comer faz bem para os negócios”. O tema central é “negociação”, em que nas refeições o cérebro fica mais ágil e nos tornamos mais sociáveis.
Convidamos todos a fazer um teste, e na próxima vez que estiverem prestes a fechar um negócio, mobilizem-se para que a “hora H” ocorra durante um almoço ou um jantar. Segundo a professora Lakshmi Balachandra, do Babson College, suas chances de ser bem-sucedido irão aumentar sensivelmente numa refeição.
Lakshmi é a autora de um estudo que mostra a importância de fatores biológicos motivados pela alimentação na tomada de decisão. Um exemplo: um executivo ao receber seu risoto de camarão aumentará seu nível de glicose e dará uma turbinada no raciocínio. Ele irá reforçar atividades cerebrais complexas, impulsionar o autocontrole e inibir atitudes agressivas ou preconceituosas.
Segundo a professora, o simples ato de comer em grupo cria empatia em relação a quem está do outro lado.
Para comprovação dessa tese, Lakshmi fez dois experimentos com 132 estudantes de um curso de MBA que simularam processo de fusão. Na primeira situação, comparava-se o desempenho dos participantes que negociavam num restaurante de um centro empresarial com o de pessoas que discutiam sem comida numa sala de reuniões. Na segunda situação, os testes eram feitos com grupos reunidos em salas corporativas onde eventualmente as pessoas trabalhavam fazendo refeições. No saldo final, os estudantes que negociaram durante um almoço ou jantar, mesmo quando as refeições ocorriam na sala de reuniões, obtiveram acordos muito melhores, acrescentando até 12% de lucros nos termos da fusão.
Negociar com comida é muito melhor, você não acha?