EspeciaisWeb Summit 2021 novembro 2, 2021
Criatividade precisa de diversidade, apontam executivas de comunicação
Duas executivas do mercado de comunicação compartilharam suas percepções sobre diversidade e criatividade em uma sessão dedicada a elencar os desafios atuais das organizações no Web Summit 2021. Diana Lee, Co-founder & CEO da Constellation, e Miriam Plon Sauer, Diretora executiva de estratégia da AKQA, contaram sua jornada e como se dedicam a ouvir suas equipes.
“Os desafios invisíveis são mais difíceis de se contornar, como não ser ouvida ou ser considerada a secretária nas reuniões gerenciais”, disse Miriam, diretora de estratégia de uma grande agência de comunicação. A executiva relatou que alguns ambientes podem compor seu time de forma diversa, mas será que todos têm lugar de fala? “É preciso que todos sejam ouvidos, independentemente de seu cargo na organização. É sobre criar uma cultura de escuta ativa e diversidade em todos os níveis”.
Para Diana Lee, empreendedora de família asiática e bem sucedida nos Estados Unidos, “o melhor de se ter um time diverso é que ganhamos em plataformas que não conhecemos. As pessoas agregam inovação trazendo na bagagem seu conhecimento em aplicações que vão além do Google e do Facebook”, exemplificou.
Diversidade e os negócios
A empreendedora acredita que ter pessoas de diferentes nacionalidades coloca qualquer empresa em um patamar diferente no mundo dos negócios. “Se você lidera uma empresa, você tem a obrigação de colocar a diversidade como discussão constante. Não apenas contratando as minorias, mas criando um ambiente que receba a todos e dê voz para todos”.
As duas executivas foram unânimes em apontar os ganhos criativos em suas empresas quando uniram pessoas com diferentes repertórios. Diana diz ter ganho conhecimento em novas tecnologias que proporcionam um time mais criativo. Já Miriam comentou sobre como a diversidade trouxe um olhar mais atento de seu time para com o outro e para com o consumidor, principalmente.