Comunicação e Mídias Sociais março 29, 2012
Comunicadores 3.0: desconectar é preciso
A web 3.0 nos apresentou a cultura do real time, da geolocalização e da internet das coisas, onde as plataformas auxiliam o internauta a usar a web da melhor forma. Mais do que orientar o marketing para os valores do consumidor (salve Philip Kotler!), essa nova fase promoveu uma mudança muito rica para os profissionais de comunicação, a quem tenho chamado de comunicadores 3.0.
Nesta semana tive o privilégio de palestrar para uma turma do quarto ano de graduação do curso de Publicidade e Propaganda do Senac, em São Paulo. A ideia era contar para esses futuros profissionais minha experiência de mercado e falar sobre as oportunidades que estão fora da porta da faculdade.
Ouvir e ser ouvido é uma experiência única. E essa é uma das características que considero fundamentais para quem quer ser um profissional de comunicação nos dias de hoje. Não basta saber qual é a rede social do momento ou a tecnologia que está saindo da Ásia rumo ao Brasil. É preciso muito mais para ser um comunicador 3.0. A meu ver, esse profissional reúne as seguintes características:
- Observa, analisa e interage com seu redor a todo momento;
- Vai além no entendimento do que é verbalizado pelo receptor;
- Entende os valores e objetivos da marca que representa;
- Busca constantemente a relevância das coisas;
- Pesquisa, testa e mensura de forma analítica.
Segundo o planner Felipe Morais, um colega que respeito e acompanho, esse profissional “entende pessoas e atrai o consumidor para o processo”. Trata-se de um cidadão do mundo!
Entretanto, para ser uma pessoa global, é preciso estar aberto a conhecer outras culturas, processos, pessoas… E só o fazemos quando nos desconectamos. Prego o ócio criativo porque acredito que ele é combustível de criatividade.
Para os estudantes que nesta semana me ouviram filosofar dessa maneira depois de 60 minutos discutindo números e tecnologias, a mensagem pareceu nebulosa. Em resumo, se ouvir é fundamental no processo de comunicação 3.0, “desplugar” periodicamente é vital para o comunicador que precisa conhecer um mundo em constante mutação.
Compartilho neste post as informações que apresentei para a turma do Senac na terça-feira, 27 de março.