Quão criativo você pode ser em seis segundos? Seria capaz de “vender seu peixe” nesse curto espaço de tempo? Antes de responder “não” para essas perguntas, pense bem. Uma nova mídia social vem despontando no universo digital e você precisa se preparar para usá-la… para o bem do seu negócio e da sua marca.
Em 2006, o Twitter revolucionou a blogosfera com seus 140 caracteres, mudando a maneira como compartilhávamos conteúdo. Era preciso ser objetivo, fun e criativo. Sete anos depois, mais precisamente em janeiro de 2013, o mesmo Twitter lançou o Vine, uma plataforma de compartilhamento de vídeos de no máximo seis segundos (saiba mais sobre ele aqui). Desde então, o Vine vem crescendo em diversos países e atraindo a atenção dos usuários, principalmente os jovens. Há dois meses, o aplicativo (disponível apenas em IOS) figura no topo dos apps mais baixados na Apple Store.
Não acredito que o Vine vá substituir o Youtube. Longe disso. Mas o aplicativo de simples uso já atende uma demanda de jovens entediados com mídias como Facebook, Google+, Pinterest e o próprio Twitter. Uma pesquisa da Piper Jaffray aponta que o interesse dos adolescentes americanos por essas plataformas está mudando. E essa é a tendência para o resto do mundo. Não é preciso analisar muito para ver que os jovens gostam de informações cada vez mais rápidas. E o Vine atende essa demanda.
De volta ao meu questionamento inicial, as marcas e negócios podem, ao meu ver, se beneficiar de plataformas como o Vine para divulgar seus produtos, trabalhar seu branding e engajar as pessoas.
Os programadores do Vine estão melhorando o aplicativo a cada dia: já incluíram a possibilidade de mencionar outros usuários durante um post, escolher se quer usar a câmera frontal o traseira do celular, e incorporar os microvídeos num site ou blog. Esse último é perfeito para as marcas!
Algumas empresas já estão fazendo uso do Vine para engajar seu público. A esportiva Rawling, em parceria com a Major League Baseball, fez um vídeo demonstrando o que há dentro da bolinha de beisebol. A emissora CBS também está usando o Vine para promover microvídeos de seus repórteres nas situações mais diversas.
Algumas ideias
Que tal fazer uma rápida demonstração de seu produto com a câmera do celular e depois incorporar o resultado na página de descrição? Se for dono de uma pousada, um filme de seis segundos apresentando os quartos pode ganhar o próximo hóspede. Junte sua equipe e dê um “olá” para o internauta que visita seu website. Enfim, há uma infinidade de oportunidades com o Vine. Basta ser criativo. E rápido!