Um estudo realizado pela Content Marketing Institute e a MarketingProfs. aponta que 60% das empresas americanas tendem a aumentar sua verba para ações de marketing de conteúdo em 2012. Em média, elas têm investido cerca de 26% de seu budget em ações de conteúdo online.
Partindo de uma pesquisa com 1.092 marketeiros de empresas de B2B, o estudo – feito em agosto desse ano e só divulgado nesta semana – revela dados curiosos sobre como empresas americanas estão pensando o marketing digital: 9 entre 10 usam redes sociais, blogs e eNewsletters para aumentar suas chances de fechar novos negócios.
As 3 táticas mais usadas são:
- postagem de artigos em sites (79%);
- mídias sociais (excluindo blogs) (74%);
- blogs (65%)
A prática do e-newsletters fica em 4º lugar (63%), demonstrando como o e-mail ainda é fundamental no plano de marketing das empresas.
No topo dos objetivos que levam as empresas a investirem em marketing de conteúdo estão empatados brand awareness e venda/consumo, com 68%.
Em relação aos desafios para 2012, o estudo afirma que as empresas têm como prioridade produzir conteúdo que engaje os consumidores (41%). Em seguida ficam a preocupação em ter assunto (20%) e orçamento suficiente para pagar por esse material (18%).
Mesmo se tratando da realidade no hemisfério norte, o estudo nos ajuda a enxergar como devemos usar de maneira mais eficaz nossa predisposição por tudo que é social e aderente às grandes massas.