Quem usa os serviços de correio eletrônico do Gmail já se acostumou com o novo layout que separa as mensagens em abas. No entanto, para quem tem o e-mail marketing como estratégia de comunicação, essa pode ser uma preocupação.
Siga a midiaria.com no Pinterest, no Google+, no Linkedin, no Twitter e no Facebook!
Por padrão, desde maio deste ano o Google separa as mensagens nas abas: principal (mensagens de familiares e amigos), promoções (e-mail marketing e e-mails de conteúdo promocional), social (mensagens de mídias sociais) e atualizações (notificações de grupos, recibos e outros).
Assim que o e-mail chega à caixa de entrada, o algoritmo do Google identifica o tipo de mensagem e a coloca na pasta mais adequada. A pergunta que fica é se essa divisão do Gmail não afasta os e-mails marketing das vistas dos usuários. A resposta mais direta é: sim, as mensagens – principalmente aquelas disparadas de ferramentas de e-mail marketing – são colocadas na pasta de promoções e dependem da vontade do usuário em checá-las.
Outra preocupação que deve sondar os estrategistas de e-mail marketing é a diminuição da taxa de abertura desses e-mails que não estão na aba “principal”. Estudos feitos por algumas empresas americanas ainda não identificaram esse prejuízo com a mudança do Gmail. Uma das justificativas é que os usuários do serviço do Google ainda não usam efetivamente essa separação.
Onde enxergo a oportunidade: com um bom trabalho de comunicação é possível fazer com que os destinatários dos e-mails marketing coloquem sua mensagem na pasta principal. Basta que isso seja feito apenas uma vez para que o Google entenda a preferência do usuário e faça o direcionamento a partir dos próximos recebimentos.
De qualquer maneira, uma boa comunicação ainda é a ferramenta mais assertiva para fazer com que o e-mail marketing seja aberto, independentemente da caixa de entrada.
#ficadica