web, tecnologia e seo novembro 4, 2015
Como pensam os empreendedores digitais brasileiros?
Conforme levantamento realizado com 525 empreendedores brasileiros, as principais barreiras à criação de um “Vale do Silício nacional” são a dificuldade de acesso ao investimento e suporte dos investidores. Mais da metade das empresas ouvidas, 53%, nunca recebeu qualquer aporte e as necessidades de maior apoio governamental e uma maior integração e colaboração entre os participantes da comunidade empreendedora.
Siga a midiaria.com no Instagram, no Pinterest, no Google+, no Linkedin, no Twitter e no Facebook!
A pesquisa também apontou que as startups brasileiras demandam muito mais do que suporte financeiro e empresarial. Para elas, o fundo ideal é aquele que também assume riscos (para 14% dos respondentes), acredita no empreendedor (8%) e participa do dia a dia da empresa, porém respeitando a independência do empreendedor (8%).
Entre os que já receberam aporte, o investimento-anjo representa a principal fonte dos recursos (27%). Além disso, a maioria encontra-se nos estágios de tração (41%) e de operação (38%), ou seja, em fases nas quais a startup já não é mais somente um ideia ou plano de negócios e começou a operar, podendo ter time dedicado e carteira de clientes.
Isso mostra que o ecossistema de startups no Brasil precisa ser fomentado, pois possui inúmeras oportunidades para investidores e empreendedores. E também se torna um campo de atuação enorme para nós, profissionais de comunicação, no apoio dessas empresas para realizar um grande trabalho de branding e comunicação.
Fonte: Computer World