Comunicação e Mídias Sociais janeiro 16, 2014
5 tópicos do mundo digital para prestar atenção em 2014
Muito do que li no final do ano passado sobre tendências para 2014 estava relacionado a 5 tópicos que devem ditar a comunicação digital nos próximos 12 meses. Neste post, compartilho um pouco do que está sendo previsto sobre mídia social, dados, mobile, experiência do consumidor e conteúdo.
Siga a midiaria.com no Pinterest, no Google+, no Linkedin, no Twitter e no Facebook!
Mídia social: ter um canal aberto na mídia social não basta. É preciso gerar confiança no conteúdo, engajar a comunidade ali presente e estabelecer relações com parceiros e influenciadores. Ter isso em mente muda completamente a maneira de se trabalhar com o Facebook, o Twitter, o LinkedIn e até mesmo o Instagram.
Conteúdo: mídia social não existe sem conteúdo. No entanto, ele deve ser cada vez mais estratégico para o negócio e, principalmente, relevante para a audiência. Atenção especial aos virais que sempre aparecem nas redes e à sazonalidade (além do calendário de datas comemorativas estamos em ano de Copa do Mundo e eleições).
Dados: prestar atenção nos dados é fundamental para decisões mais assertivas e até coleta de insights vindos da própria audiência. Nunca foi tão importante avaliar as informações do Google Analytics, do Facebook Insights e de outras ferramentas de monitoramento e mensuração. Sem contar o banco de dados e a performance dos e-mails marketing.
Mobile: mais do que um dispositivo móvel repleto de aplicativos, ele já interfere na estratégia e no tipo de conteúdo a ser compartilhado. A adesão dos brasileiros à vida móvel reforça para todo profissional de comunicação que as barreiras entre digital e físico, local e global, já não existem mais. É a partir do mobile que estão sendo construídas estratégias de multicanal e omnichannel.
Experiência do consumidor: mais do que pensar em vendas e números, tratar a experiência oferecida ao usuário como uma prioridade pode salvar ou detonar um negócio e uma marca. Fidelização, engajamento e atenção às predileções dos consumidores devem guiar ações e desafiar, sempre, as equipes de comunicação por um atendimento melhor às necessidades do usuário.