EspeciaisWeb Summit 2019 novembro 4, 2019
#WebSummit: números da conferência impressionam antes da abertura
Os números realmente impressionam. Antes mesmo de abrir suas portas, o Web Summit, maior conferência de tecnologia do mundo, sediada em Lisboa, anunciou mais de 70 mil participantes de 163 países, sendo 46.3% de público feminino – um recorde para o evento! Em quatro dias, esse público acompanhará discussões sobre os mais diversos setores da economia por meio de 1.206 palestrantes. Os mais de 2.500 representantes da imprensa levarão suas percepções sobre o Web Summit para o mundo – TV, rádio, impresso, podcasts e blogs já tomaram a vila de imprensa na tarde de segunda, 04 de novembro.
Para quem busca por negócios, o Web Summit também oferece oportunidades. São 1.200 investidores de olho nas mais de 2.000 startups presentes – incluindo algumas brasileiras. Além das apostas da nova economia, outras 200 empresas apresentarão suas novidades.
Branding, inteligência artificial, sustentabilidade, robótica, esportes, aprendizagem de máquina, educação, conferências sobre as indústrias bancária e da Saúde, além de tópicos que abrangem a política e economia global estão em pauta em diferentes trilhas que se cruzam por um motivo: entender para onde o mundo caminha.
Startups, Paddy Cosgrave e Edward Snowden
Logo na abertura do evento, 11 startups apresentaram suas soluções para o mundo contemporâneo e buscaram encantar investidores. Na sequência, o fundador do Web Summit, Paddy Cosgrave, falou brevemente sobre a grandiosidade do evento chamando ninguém menos que Edward Snowden, presidente da Freedom of the Press Foundation, ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional (NSA) e responsável por denunciar ao mundo o sistema de vigilância norte-americano. Snowden participou diretamente da Rússia, numa transmissão via satélite. E sua mensagem foi contundente: “O problema não é a proteção dos dados, é a coleta dos dados”.
Snowden comentou ainda que de “institucionalizamos a coleta de dados”e agora precisamos reverter esse quadro junto as empresas de tecnologia. “Não são somente os dados que vem sendo expostos e manipulados; são pessoas que estão sendo expostas e manipuladas”, disse se referindo às gigantes de tecnologia.
“Enquanto não mudarmos todo o sistema de conectividade, enfrentaremos problemas de manipulação de dados”, sentenciou Edward Snowden.
Quer saber mais? Visite o website do Web Summit 2019.
Foto: Sam Barnes/Web Summit