Comunicação e Mídias Sociais abril 5, 2012
Você fez a lição de casa antes da entrevista com o jornalista?
Muitos flashs, câmeras e luzes! Mas você está preparado para falar com a imprensa?
Como em qualquer etapa do dia a dia dos negócios, a comunicação também exige disciplina, organização, foco e objetividade. Essa postura é fundamental para garantir sucesso nessa atividade, seja ela uma entrevista a jornalista, uma apresentação durante um seminário técnico ou um workshop.
No caso de uma interação com a imprensa, a já mencionada lição de casa diminui os riscos de veiculação de uma reportagem ou análise de conteúdo indesejado. Quando ocorre um mal resultado a partir de uma entrevista, com ele frequentemente aparecem os lamentos do porta voz, não raro de braços dados com críticas ao comportamento do entrevistador. Nesses momentos, é comum ouvir o entrevistado dizer que o jornalista “não entendeu o que foi dito”; ou que ele “tirou frases do contexto”; ou ainda que “colocou na minha boca coisas que não disse”.
O entrevistado sempre deve se auto avaliar após a entrevista, para uma melhora em seu perfil para as próximas que virão:
- Eu fiz a lição de casa?
- Conhecia previamente o contexto da entrevista?
- Sabia onde esta pisando?
- Tinha conhecimento prévio do perfil da publicação e do jornalista?
- Dominava efetivamente o assunto objeto da entrevista?
- Consegui ser claro, objetivo e didático, evitando mal-entendidos?
- Preparei previamente mensagens-chave adequadas?
- Obedeci adequadamente aos limites que toda a entrevista pressupõe (falar apenas sobre assuntos de minha competência; não agir por impulso às repercussões de cada uma de minhas respostas)?
Ao refletir sobre esses questionamentos, o executivo poderá descobrir eventuais falhas na sua lição de casa e preparar-se melhor para futuras oportunidades de comunicação.
Na dúvida, consulte uma agência de comunicação, que passará todas as orientações aos porta vozes antes de conceder qualquer tipo de entrevista.
Leia também: