Comunicação e Mídias Sociais junho 18, 2013
Usurparam o #vemprarua?
Quem acompanhou as manifestações desta segunda-feira, 17 de junho de 2013, contra o aumento da tarifa do transporte público em São Paulo percebeu que a voz do povo bradava nas mídias sociais tão fortemente quanto nas ruas da capital paulista. Certamente seu feed de notícias do Facebook estava repleto de declarações a favor ou contra o movimento #passelivre. No YouTube, vídeos com as reivindicações da população circularam aos montes. No Twitter, outras hashtags ocupavam os trending topics: #vemprarua foi uma delas.
Inicialmente usada para uma campanha da Fiat para promover a paixão do brasileiro pelo futebol durante a Copa das Confederações, #vemprarua foi “usurpada” pelos manifestantes para convocar as pessoas por uma causa bem maior que a bola em campo.
Enquanto a TV acompanhava mais de 65 mil pessoas tomando as principais avenidas de São Paulo. As mídias sociais serviram de plataforma para quem não pode ou quis sair de casa ou do escritório. Imagens no Instagram, tweets, vídeos no Youtube e posts no Facebook seguidos por #vemprarua traziam em tempo real a cobertura que as emissoras de rádio e TV não conseguiram fazer.
Enquanto isso, na Fiat, a decisão foi retirar a campanha do ar momentaneamente. A publicidade com a música do grupo O Rappa que ilustra a ação – e foi esgotado na TV nas últimas semanas -, teve sua exibição diminuída. Por meio de sua assessoria de imprensa, a Fiat diz que não alterou em nada a estratégia e que no próximo sábado, 22 de junho, a campanha sairá do ar.
Certamente, não faz mais sentido tentar reverter a situação agora. #vemprarua virou um hino das manifestações. E nesse caso, não seria bacana para a Fiat tentar vender carro quando tudo o que se pede nas ruas é que a tarifa do transporte público seja mais justa.