Comunicação e Mídias Sociais fevereiro 26, 2014
Três tipos de social data
Mensurar a quantidade de dados disponíveis nas mídias sociais requer tanto planejamento quanto as ações que promovemos em plataformas como Facebook e Youtube. Lendo recentemente sobre o assunto, me deparei com três conceitos que podem guiar todo profissional de comunicação que faz a gestão de mídias sociais.
Siga a midiaria.com no Pinterest, no Google+, no Linkedin, no Twitter e no Facebook!
Emi Hoffmeister, gerente sênior de produto na Adobe Systems, comentou durante um webinar que há três tipos de dados a serem analisados nas mídias sociais:
Dados de conversação – se refere às menções e conversas feitas pelos usuários em torno de determinada marca. Também engloba o que os influenciadores estão dizendo sobre a marca e qual plataforma estão usando para isso.
Dados de engajamento – são os “curtis”, os retuítes e os compartilhamentos. Esses dados ajudam a observar quais mensagens são mais efetivas e quais plataformas funcionam melhor para determinado conteúdo. Avaliar esses dados com frequência ajuda a aperfeiçoar a comunicação.
Dados de atribuição – trata do cruzamento entre os dados de conversação e engajamento com os números do analytics do site. Ou seja, é colocar no papel quais comunicações geraram leads, vendas ou solicitações. Essa análise ajuda a identificar o impacto das mídias sociais no core business da empresa.