planejamento estratégico de marketing maio 16, 2012
Smartphones na cidade de São Paulo: muitas oportunidades de interação
Se você esquecesse o celular em casa, como você se sentiria? Muitas são as pessoas que não conseguem ficar sem esse “acessório”. Você sabia? Linhas com 3G explodiram em três anos na área do código 11 (São Paulo), sendo o aumento de 378 mil para 6,5 milhões, no período 2009-2012.
Atualmente, 20% dos 33 milhões de chips habilitados da área de código 11 – que, além de capital, abrange 63 municípios do Estado, possui tecnologia 3G, segundo a Anatel. Há um ano, essa fatia beirava os 9% e, em 2009, resumia-se a 1%. A alta dos três anos foi de 1,635%.
Falando a nível Brasil, no mesmo período (2009-2012) houve um salto de 153 milhões de aparelhos 3G para 250 milhões em 2012.
A ascensão dos smartphones tem mudado a rotina de muitas pessoas. É só olharmos a nossa volta que perceberemos: no trânsito, na reunião do trabalho, nas calçadas, nas salas de espera de hospitais, nos banheiros, nos restaurantes, nas baladas, na fila do supermercado. Em comparação com o aparelho convencional, o smartphone, com recursos mais atrativos, cria uma relação mais intensa com o dono, às vezes até de dependência.
As pessoas passam a mudar sua rotina, e a necessidade de dizer o que estão fazendo e onde estão passam a fazer parte do dia a dia de cada um de nós, através de aplicativos como o Foursquare, ou até mesmo pelo Facebook. Em minutos, a sua rede de contatos sabe onde você está e começa a interação. Com recursos como GPS, câmeras fotográficas/vídeo e novas interfaces como voz, gestos e outros, o engajamento e interação dos usuários com os aplicativos torna-se muito mais abrangente.
Existe pesquisa melhor para marketeiros como essa? Saber o que seu público gosta de fazer e onde ele vai; isso permite às empresas traçarem várias estratégias de comunicação através das redes sociais, atuando diretamente no celular e dispositivos móveis, a partir das informações de seu “target”.
Assista o vídeo a seguir que mostra uma brincadeira do que um smartphone será capaz de “fazer” no futuro.
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=gs6sVXQdS64]
Percebeu a oportunidade? Invista em ações através dos celulares e promova sua empresa e produtos.
Leia também: