planejamento estratégico de marketing janeiro 10, 2013
Shopper marketing: o cliente avaliando o custo x benefício da compra
Temos ouvido muito sobre shopper marketing. Afinal, o que significa e como fazer? Diferente do consumidor comum, esse é o cliente que pensa, pondera e decide a sua compra. Ele avalia criteriosamente o custo x benefício do bem adquirido, e sofre uma influência diferenciada no ponto de venda. É o cliente que preza o relacionamento com a empresa, que leva em consideração a sua imagem perante o mercado e a sociedade, que valoriza o contato, a exclusividade, que pesquisa sobre a empresa nas redes sociais, e que conhece a concorrência!
Com o advento da internet, mídias sociais, maior facilidade de acesso à informação, o consumidor se tornou um real conhecedor do produto, do seu fabricante, dos princípios da empresa e da sua imagem no mercado. É necessário que a comunicação com este consumidor seja específica, clara, objetiva, e que seja linear a todos os outros conceitos que a empresa prega (missão, visão, valores, etc).
Ao chegar no PDV (Ponto de Venda), o Shopper é bombardeado por todo tipo de estímulo. Quando há o posicionamento adequado, com material de merchandising devidamente aplicado, a visualização fica mais fácil e mais atrativa aos olhos desse cliente.
E a interação como funciona?
Quando a ação no PDV é uma “via de mão dupla”, a compreensão da comunicação é mais fácil. Para isso, a presença do promotor é fundamental para tirar eventuais dúvidas, realçar pontos fortes do produto, realizar degustações, etc. Porém é muito importante que esta ação não seja caracterizada como “empurrar produto”, pois 99% dos clientes, principalmente o shopper marketing, odeiam ser forçados a realizar uma compra.
E o mais importante, surpreenda! Todo ser humano gosta de ser surpreendido de forma positiva. Uma ação promocional direcionada, como essa do Ajinomoto destacada acima, forma um diferencial na mente do consumidor, que faz com que ele prefira aquele produto, no primeiro momento, pelo custo x benefício, e futuramente, pela fidelização.