Comunicação e Mídias Sociais abril 14, 2015
Publicidade chegou ao Instagram no Brasil
O Instagram dá a largada no mundo publicitário, e nessa primeira etapa, oito marcas entram no feed dos usuários com peças patrocinadas, sendo elas: Avon, CloseUp, Coca-Cola, Mitsubishi, Mondelez, Visa, Vivo e Volkswagem. As marcas estão divulgando fotos e vídeos que vão aparecer para os seguidores da rede com a palavra “patrocinado”. Na segunda fase, a partir de 1 de julho, qualquer anunciante poderá comprar mídia.
Siga a midiaria.com no Instagram, no Pinterest, no Google+, no Linkedin, no Twitter e no Facebook!
Por aqui, a ideia foi primeiro preparar a estrutura para atender as marcas interessadas. Ou seja, a equipe foi reforçada, inclusive com a chegada de profissionais com experiência na publicidade. Afinal, a empresa não apenas vende mídia, mas atua como consultora e parceira criativa de anunciantes e agências, mostrando cases de outros mercados e apresentando as melhores práticas para a plataforma.
“Temos agora duas importantes plataformas de comunicação para as marcas. No Facebook, houve uma evolução de rede social para uma plataforma de construção de marca e de e-commerce. O Instagram já começou como uma ferramenta poderosa de construção de marca. O Instagram não é para conquistar seguidores”, avalia Leonardo Tristão, diretor-geral do Facebook Brasil.
Quem comprar mídia na rede terá relatórios preparados pela Nielsen com KPIs de branding, uma parceria que vale para Facebook e Instagram. As marcas podem também trabalhar suas campanhas de modo complementar, adotando uma comunicação no Facebook e criando uma proposta que “complete” a ideia no Instagram.
Veja a primeira campanha publicitária da Vivo no Instagram:
É preciso, agora, pensar no Instagram como uma ferramenta de mídia para a construção de marca. Certamente ela estará presente no plano de mídia de boa parte das empresas anunciantes do mercado.
Fonte: Meio & Mensagem