Comunicação e Mídias Sociais agosto 28, 2013
Produzir vídeos está cada vez mais acessível: Vine, Instagram e MixBit
Tenho defendido a utilização de vídeos como forma estratégica de compartilhar informação relevante. Plataformas como Vine, Instagram e a novíssima MixBit têm tornado cada vez mais acessível produzir conteúdo. Confira a diferença entre elas e como escolher a melhor para determinada produção.
Siga a midiaria.com no Pinterest, no Google+, no Linkedin, no Twitter e no Facebook!
Entre os aplicativos de captura e produção de vídeos curtos – uma tendência deste e dos próximos anos, segundo estudos -, Vine, Instagram e MixBit são os mais comentados do momento, principalmente depois que o último chegou ao mercado em agosto com muito mais poder de edição. Não seria diferente, seus criadores são os mesmos do Youtube.
MIXBIT
O MixBit permite produzir e editar vídeos de um segundo a uma hora, a partir de 256 pequenos clips ou bits. Esses podem ser capturados pela câmera do celular ou pelas fotos de terceiros. Combinar imagens e gifs num mesmo vídeo requer um pouco de paciência, mas deve ser melhorado ao longo do tempo por seus criadores. O compartilhamento também deve ser aperfeiçoado.
Onde usar: pequenos vídeos, tutoriais, montagens com material de viagens e casamentos, por exemplo.
VINE
Adquirido pelo Twitter, o Vine permite capturar imagens e sons por seis segundos e compartilhar na rede. Simples de usar, ele ainda permite que cada vídeo seja incorporado em blogs e sites. O contra é que não é possível desligar o som do vídeo.
Onde usar: ótimo para stop motion, memes e instruções passo a passo.
INSTAGRAM
Os vídeos no Instagram foram lançados no começo do segundo semestre desse ano, permitindo a gravação de vídeos de até 15 segundos, com os filtros já conhecidos por quem usa o aplicativo para fotos. Assim como o Vine, ele é acessível por browser. O contra é não oferecer zoom, corte ou alteração de imagem para pós-edição.
Onde usar: eventos ao vivo, iniciativas de marketing e trailers (desde que feito o upload do arquivo neste caso).
Ainda falta inspiração para você começar a produzir seu vídeo com o smartphone? Então saiba que 75% dos executivos entrevistados pela Forbes assistem conteúdos de vídeos relacionados ao seu negócio pelo menos uma vez por semana. Segundo a comScore, 16 minutos é o tempo médio que o usuário gasta assistindo um vídeo online por mês. E mais: 80% dos usuários de internet lembram de um anúncio de vídeo visto em um website.
Veja também:
7 melhores práticas para ter sucesso com um video no Youtube
Ideias bacanas para fazer videos no Instagram