midiaria.com midiaria.com

Mais informações

SP 55 11 2729-8617

contato@midiaria.com

R. Dr. Cândido Espinheira, 560 - Sala 92
Perdizes, São Paulo - SP, 05001-100

shape shape

Comunicação e Mídias SociaisMídia e Ads agosto 7, 2019

Os melhores insights do Impulsione com Facebook

123esite

Escrito por 123esite

Tempo de leitura 5 min

Os melhores insights do Impulsione com Facebook

O Facebook e o Instagram se consolidaram como as redes sociais favoritas dos brasileiros.

E não se engane ao achar que essas redes são usadas apenas para manter contato com os amigos, ler notícias, acompanhar marcas favoritas, debater ou visualizar vídeos sobre cachorros e gatinhos.

Hoje, 63% dos usuários do Facebook afirmam que a plataforma serve como fonte de notícias e eventos fora do âmbito pessoal, de acordo com pesquisa da Pew Research Center.

Então, saber utilizar essa plataforma corretamente pode ser o diferencial para a sua marca. Com tanta gente conectada por tanto tempo, apostar nos anúncios no Facebook é cada vez mais uma importante estratégia para ganhar visibilidade e potencializar as conversões.

Assim, durante o evento “Impulsione com o Facebook”, em Belo Horizonte, a midiaria.com reuniu os melhores insights para ajudar você a criar a sua campanha.

Defina sua meta e persona

Antes de abrir a ferramenta de anúncios no Facebook e criar as campanhas, é preciso dedicar um tempo ao planejamento.

Essa é uma etapa fundamental para que as suas campanhas sejam eficazes e tragam os resultados esperados. Afinal, é preciso focar no público do seu negócio e nos formatos mais adequados para otimizar ao máximo as verbas.

Primeiro, é importante saber quais os objetivos que devem ser atendidos com a campanha. Quando falamos dos anúncios no Facebook, essa é uma informação ainda mais importante, uma vez que ela definirá o tipo de campanha a ser criada.

Aqui, também é preciso definir as personas do seu negócio. Entender o perfil demográfico, os interesses e os problemas a serem resolvidos vai ajudá-lo a segmentar as campanhas e, novamente, otimizar os resultados.

Criando a campanha

Agora que você já sabe o que fazer e para quem direcionar os anúncios, vamos começar a criar a campanha no Facebook.

Existem duas maneiras de criá-la: usando a opção de “impulsionar publicação” no post que você deseja patrocinar ou acessando o gerenciador de anúncios do Facebook.

A segunda opção costuma ser melhor para criar e analisar os anúncios. Quando você vai direto no impulsionamento do post, consegue apenas criar uma campanha de engajamento.

O Facebook divide os objetivos das campanhas em três grandes blocos: reconhecimento, consideração e conversão.

Reconhecimento: os anúncios de reconhecimento são exibidos para as pessoas com mais propensão de prestar atenção neles. Para isso, o Facebook faz uma estimativa do número de pessoas que se lembrará do anúncio por até dois dias e usa essa métrica como principal indicador da campanha. Esse não é um formato para quem busca vendas ou uma ação imediata, mas sim para quem deseja trabalhar a construção de marca.

Consideração: nesse grupo, estão os anúncios que já buscam algum tipo de resposta do público. Ou seja, a persona está mais avançada na jornada de compras. É aqui que você vai encontrar os formatos de anúncios de engajamento, geração de leads, acesso ao site, entre outros. Vale dizer que, recentemente, o Facebook disponibilizou também a possibilidade de anunciar na página inicial do aplicativo móvel do Messenger, tornando possível incentivar mais conversas com a marca.

Conversão: como o próprio nome já diz, esses são os anúncios do Facebook focados em vendas, visitas ao estabelecimento físico ou qualquer outra ação externa desejada.

É possível instalar um pixel de conversão do Facebook em seu site, por exemplo, e impactar novamente quem acessou alguma página, mas não concluiu a ação. 

Criando os anúncios

 As imagens e os textos dos anúncios também são determinantes para o sucesso da campanha. Afinal, você deve passar a mensagem de forma objetiva e conseguir se destacar em meio aos posts dos amigos da sua persona.

 Vale dizer que os anúncios com menos de 20% de texto na imagem obtêm desempenho melhor no Facebook. Por isso, use a imagem do post ou do anúncio como um complemento visual e deixe as informações para o título e o descritivo. 

Acompanhando e otimizando os resultados

A sua campanha já está completa. A partir de agora, você deverá acompanhar os indicadores e fazer pequenos ajustes e melhorias para otimizar os resultados.

 O Custo por Clique (CPC) define o valor a ser pago para o Facebook a cada clique no seu anúncio. Já o CPM efetua a cobrança a cada mil visualizações do anúncio, independentemente de cliques ou interações.

 O Facebook ainda pode realizar a cobrança por engajamento ou por aquisição, variando de acordo com o tipo de campanha escolhida.

 Além desses indicadores, é importante se atentar ao alcance e à frequência de exibição dos anúncios. Essas métricas podem apontar se o conteúdo está adequado ou se você precisa mudar a segmentação das campanhas.

Dicas especiais da ovelha

      Realize testes A/B e veja qual é a melhor linguagem e texto para seu público-alvo;

      Tenha sempre em foco a sua meta! Mantenha ela sempre alinhada com a sua campanha;

      Acompanhe as métricas do Facebook! Dependendo do seu objetivo, exibir o mesmo anúncio para as mesmas pessoas, por repetidas vezes, pode desqualificar a campanha, assim como ter um alcance grande e poucos cliques pode ser um sinal de que algo não está adequado às estratégias;

      Crie e seja inovador! Uma boa dica para conseguir se destacar com os seus anúncios é fugir do padrão, especialmente o do seu mercado. Isso significa apostar em cores, textos e ofertas que sejam diferentes e únicas para o seu público.

tags: