web, tecnologia e seo maio 22, 2012
Organizando o conteúdo do site para que o seu SEO não seja prejudicado
O conteúdo paginado é uma prática adotada para apresentar o site de maneira organizada e navegável, com links numerados apontando para cada uma das páginas. Um exemplo: páginas de resultados de buscadores normalmente apresentam 10 tópicos por página. O Google usa exatamente o sistema como indicado na imagem abaixo:
Os blogs também aproveitam essa tática para agrupar artigos, com os mais recentes disponíveis na home e o restante distribuído em outras páginas. Outros exemplos muito comuns são sites de e-commerce e suas páginas de departamentos e categorias. Neles, às vezes, encontramos dezenas de produtos segmentados em páginas. Finalmente, não é raro encontrar textos ou artigos que, quando muito longos, são divididos.
Apesar de ser uma maneira eficiente de se lidar com conteúdo, paginação pode trazer alguns problemas para SEO. Alguns casos:
- A popularidade e reputação recebidas de links externos são divididas entre as páginas existentes. O ideal é ter apenas uma página concentrando toda a popularidade;
- Páginas em níveis mais baixos tendem a ser indexadas com menos frequência ou nunca. Em resumo, com a paginação, você terá dificuldades em posicionar o seu conteúdo nos resultados de busca. Mas as soluções variam caso você possua uma página “view all”, ou seja, que tenha todos os resultados paginados somados em uma só URL. A intenção é identificar para o Google qual é a página canônica do site, aquela que definirá as “regras”, consolidando sinais de popularidade e indexação;
Quer saber mais? Não deixe de ler a matéria “Como usar conteúdo com paginação” da Revista www.com.br desse mês.
Leia também: