Brandingweb, tecnologia e seo janeiro 26, 2012
Off-line interativo com QR Code
Atualmente podemos ver com frequência em capas de revistas, embalagens de produtos, outdoors e em diversas peças publicitárias o QR Code, código de barras 2D que armazena diversas informações interativas, como textos, vídeos, imagens e links que redirecionam para um site ou rede social.
O QR Code foi criado na década de 90 pela Denso-Wave, empresa japonesa, e inicialmente foi utilizado na indústria automobilística para catalogar diferentes partes na construção de veículos. Hoje é utilizado para divulgar informações adicionais sobre um produto, conteúdo editorial personalizado, divulgação de eventos e ações publicitárias.
Os modelos de celulares equipados com câmera e que possuem instalado o software necessário para leitura e interpretação do QR Code, proporcionam essa experiência interativa ao consumidor, que pode acessar a informação armazenada facilmente direcionando a câmera do aparelho para o código enquanto executa o software leitor, que decodifica e exibe na tela a informação armazenada.
No Brasil, a primeira aplicação do QR Code num anúncio publicitário foi em uma peça divulgada em dezembro de 2007 pela empresa Fast Shop “Desvende o código e aproveite ofertas”
Desenvolvimento de conteúdo relevante é fundamental para o sucesso da ação
A criatividade para desenvolver o conteúdo que estará disponível no QR Code é fundamental para o sucesso da ação, que deve ser uma extensão da comunicação impressa para o meio digital.
A grife Rauph Lauren tem investido no uso do QR Code em campanhas publicitárias, em suas lojas e em promoções exclusivas que podem ser acessadas pela leitura do código criando um relacionamento mais próximo com seus clientes.