planejamento estratégico de marketing maio 30, 2012
O que o novo consumidor procura? Dicas para se relacionar com esse público
A tecnologia tem proporcionado ao consumidor o poder de comparar preços sem pressa de concretizar a compra. Nesse novo cenário, o cliente confere as promessas de preços, o funcionamento dos produtos e o compromisso ambiental da loja.
Seguem algumas tendências para esse novo cenário de vendas:
1. Multicanais
Todos os canais de venda, da loja física ao site, precisam ter uma estratégia única e integrada. Hoje, o maior desafio do setor de varejo, se não quiser ficar atrás da concorrência, é acertar uma estratégia multicanal, isto é, integrar a loja física, site e celular, criando uma única percepção de marca pelo consumidor. Dado importante: 84% dos internautas brasileiros pesquisam online e compram na loja (GM&MD/EBELTOFT).
2. Mobilidade
Com a disseminação dos celulares, abrem-se múltiplos caminhos para seu uso no comércio, sendo esse, o momento para se desenvolver estratégias móveis. O celular possibilidade aos clientes a possibilidade de leitura de códigos de barras na própria loja física e isso lhe permite organizar listas de compras, obter informações sobre cada item disponível e conseguir desconto e promoções.
3. Personalização
A tecnologia permite conhecer em detalhes o que quer cada cliente ou comunidade. O conhecimento dos gostos e hábitos dos clientes pode gerar uma grande variedade de ações de promoção de vendas, como oferecer produtos semelhantes aos comprados, enviar SMS ou e-mail quando chegar algo que o consumidor havia procurado, ou, na loja, sugerir ofertas customizadas.
4. Mídias Sociais
As empresas buscam seguidores para vender, administrar a imagem e fazer o nome circular, com a presença de um perfil atraente. Aquele será um espaço de discussão e de relacionamento próximo com o consumidor.
5. Novo atendimento
Consumidor bem informado exige outro tipo de recepção no ponto de venda. O vendedor precisa ser muito bem treinado para oferecer instrumentos, pesquisar soluções em conjunto e acompanhar o funcionamento do produto no pós venda. Dado importante: 62% dos usuários pesquisam na internet antes de ir para a loja (GS&MD)
6. Fidelização
Não basta fazer bom preço para encantar o cliente, pois ele quer atenção! Para inspirar no consumidor uma relação de parceria, é preciso fazê-lo perceber que está recebendo vantagens na forma de serviços. Dado importante: 69% do comércio paulista nunca realizou ação de pós-venda (SEBRAE-SP).
Quer saber mais dicas? A Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios desse mês apresenta outras importantes tendências para estreitar relacionamento com esse novo consumidor. Confira!
Leia também: