Comunicação e Mídias Sociais abril 29, 2013
O que é netiqueta e porque se importar com isso
Temos falado bastante sobre personal branding aqui no blog e recentemente me deparei com um termo antigo no meio digital, mas muitas vezes esquecido no dia a dia. Trata-se da netiqueta, ou etiqueta na internet, que pode afetar a imagem de um profissional positiva ou negativamente. Abaixo, compartilho algumas reflexões sobre o tema.
O conjunto de boas maneiras na internet é importante pois protege a reputação digital do usuário. Nunca foi tão importante cuidar da própria imagem na web como agora, quando se fala de empreendedorismo digital e geração de oportunidades nos meios eletrônicos. Em poucas linhas: saber se comportar na web pode, sim, aumentar sua relevância, construir ou manter laços fortes com pessoas estratégicas.
No final da década de 90 a netiqueta tratava de um conjunto de dicas hoje consideradas básicas, como não enviar um e-mail sem assunto, não exagerar no uso das letras maiúsculas, não escorregar no Português, etc.
Atualmente, mais do que tratar da linguagem, a netiqueta tem a ver com o tipo de conteúdo que se compartilha nas mídias sociais e a frequência com que ideias são expostas na web (leia-se spam!). Ninguém gosta de ter sua timeline no Facebook recheada de conteúdo desinteressante ou inapropriado.
Por falar em mídias sociais, considero os filtros do Facebook e os círculos do Google+ formas de se praticar a netiqueta. Nada nos impede de postar piadas, imagens de bebês com frases engraçadas e desabafos nessas mídias, desde que elas sejam vistas pelos grupos que vão entender a mensagem. Você não gostaria de perder uma boa oferta de emprego porque postou uma gracinha no LinkedIn, certo?
Se você ficou curioso em saber o básico da netiqueta, recomendo ler sobre o tema no Wikipedia.
Lembre-se: toda vez que você pressiona o botão enviar ou publicar, está deixando mais uma digital na web. Pense nisso!