midiaria.com midiaria.com

Mais informações

SP 55 11 2729-8617

contato@midiaria.com

R. Dr. Cândido Espinheira, 560 - Sala 92
Perdizes, São Paulo - SP, 05001-100

shape shape

Comunicação e Mídias Sociais dezembro 2, 2011

O que podemos aprender com a pequena Isadora

Kleber Pinto

Escrito por Kleber Pinto

Tempo de leitura 2 min

O que podemos aprender com a pequena Isadora

Isadora é um bebê que antes de completar 2 anos de idade ganhou fama na web depois que sua mãe postou no Youtube um vídeo seu cantando “Como é Grande Meu Amor Por Você”, de Roberto Carlos, em 13 de outubro passado. Kênia Propodoski queria apenas mostrar aos familiares distantes de Cuiabá, cidade onde mora com o marido e os filhos, a graciosidade da filha.

O fato é que as quase 1 milhão de visualizações do vídeo caseiro (assista abaixo “Isadorinha canta Roberto Carlos… Com empolgação!!”) catapultaram a menina à fama e comprovam algumas teorias sobre os “virais”.

Especialistas em marketing viral acreditam em algumas fórmulas, como juntar um acidente com humor, usar animais diversos fazendo papel de humanos (ou vice-versa), dublar cenas de filmes clássicos trocando falas originais, e filmar bebês falando muito e numa língua própria.

O vídeo de Isadora cativa pela espontaneidade e pelo apelo sentimental. Tanto que há, ao menos, 10 réplicas da postagem original, além de reportagens em diversos portais, blogs e até no jornal impresso “O Estado de São Paulo“.

O americano Ralph Wilson, considerado um especialista em marketing viral, elencou seis princípios dessa “técnica”. São eles:

  1. Distribuir gratuitamente produtos e serviços com algum valor;
  2. Oferecer um meio sem esforço de envio para outros;
  3. É facilmente escalável do pequeno para o muito grande;
  4. Explorar motivações e comportamentos comuns;
  5. Utiliza redes de comunicação já existentes;
  6. Tirar proveito de recursos de terceiros.

Por ser um país extremamente sociável, o Brasil tem produzido diversos vídeos como os de Isadora. Essa prática tem como base nossa alta necessidade de compartilhamento. E algumas marcas podem tirar proveito disso.

Segundo os pais de Isadora, empresas de produtos infantis já ligaram para a casa da família querendo vincular a imagem da menina aos seus produtos.

Um vídeo com ação inesperada, que foge da propaganda, oferece interação, tem bom humor e apela para o sentimental tem grandes chances de viralizar por aí. Basta apenas cair nas graças dos telespectadores.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=OAfJEa86c_c?rel=0]