BrandingComunicação e Mídias Sociais maio 12, 2020
Liderança e comunicação: como elas podem ajudar a sua marca

O papel da liderança é primordial para a resolução de situações desafiadoras. Afinal, é o líder que alinha a equipe, define a rota a ser seguida, analisa os resultados e define pela continuidade de uma ação ou uma mudança de rota.
Com essas obrigações, munido de uma boa comunicação, ele é capaz de alcançar bons resultados e evitar que a sua marca sofra prejuízos e aumente a tensão entre colaboradores.
Como uma liderança bem alinhada pode impulsionar o engajamento de equipes e parceiros?
Em um webinar realizado para líderes e gestores de diversas marcas e segmentos, Lucas Lima, diretor de marca e relacionamento da midiaria.com, disse que a falta de comunicação impacta diretamente as receitas das empresas.
“A comunicação, quando não está bem delineada ou executada dentro das empresas, afeta negativamente a marca. Isso faz com que os colaboradores atrasem demandas, fiquem estressados, desmotivados e até mesmo sem confiança em seu trabalho”, diz Lima.
Ele ainda cita que é papel do líder alinhar o propósito da marca com seus colaboradores. “As pessoas devem entender o porquê de cada projeto e o quanto seu trabalho é importante para o sucesso e resultados”, afirma.
Já para Aline Fernandez, gerente de marketing e expansão da Academia Ondina e também trainer e mentora de Comunicação, Liderança e Gestão de Carreira, cabe ao líder o papel de entender esse momento que passamos e ter um pouco de empatia pelos seus liderados.
“Qualquer indivíduo está enfrentando um processo de dor social. Ele está afastado do contato de seus colegas de trabalho, isolado, devido a algo que ele não consegue enxergar. Por sermos extremamente sociáveis, esse tipo de comportamento passa a ideia de que a pessoa está sendo excluída ou deixada de lado durante uma tarefa”, explica Aline.
Ela ainda complementa que a melhor forma de um gestor conseguir se comunicar com a sua equipe é através da criação de uma conexão. “O líder deve entender como o colaborador está. É necessário ter empatia e criar um rapport para que a comunicação flua da melhor maneira”.
Os detalhes da comunicação
Quadros de avisos, TVs corporativas e reuniões eram utilizados para que o líder ou uma área da empresa pudesse se comunicar com a sua equipe. Mas devido ao distanciamento social, as organizações precisam se reinventar e descobrir novas maneiras de se comunicar com seus colaboradores e clientes.
Para Lucas e Aline, um bom líder precisa saber ouvir seu colaborador, antes de escolher quais canais de comunicação podem ser utilizados. “As marcas têm que pedir licença para entrar na casa de seu colaborador. Devem entender que, enquanto ele trabalha, tem ao seu lado o filho realizando uma aula e outras atividades domésticas para realizar”, diz Lucas. Ele cita, por exemplo, empresas que, para manter o nível de engajamento de sua equipe, enviaram um jantar para os familiares dos colaboradores para agradecerem o entendimento desse momento.
Para que a mensagem seja captada da melhor maneira e seja interpretada corretamente, Aline destaca que o líder deve saber como se pronunciar. “Além disso, diversos detalhes passam pela comunicação corporal. É possível entender melhor as pessoas pelo seu comportamento. E, nesse tempo, é necessário que o líder consiga se expressar da melhor maneira para compensar essa perda”, afirma.
5 dicas para a liderança engajar a equipe
- WhatsApp não é ferramenta de feedback: por mais prático que seja digitar uma mensagem e enviá-la ao seu colaborador, o uso do WhatsApp para feedback não é o ideal, pois muito da intenção da mensagem se perde, já que não é possível identificar diversos sinais da comunicação corporal;
- Trabalhe a comunicação: um bom líder deve sempre procurar desenvolver a sua comunicação através de cursos de oratória, planejá-la e escutar o feedback;
- Aproximação: crie e compartilhe relações emocionais com seu time. Demonstre empatia com ele e com o momento que está passando;
- Seja genuíno: todo o discurso praticado pelo líder não deve ser da boca para fora. Deve ser praticado e mostrado a seus colaboradores;
- Tenha propósito: o líder deve sempre lembrar seus colaboradores do propósito da marca para a qual eles trabalham e que a finalidade e razão da marca existir é levar uma experiência agradável e positiva ao seu cliente.