Comunicação e Mídias Sociais agosto 12, 2013
#infografico: qual é a taxa média de atendimento das empresas no Twitter?
Todo contato merece uma resposta independentemente do canal, certo? A agilidade do Twitter, por exemplo, requer que marcas estejam atentas para não esquecer a pergunta de um usuário à deriva. Confira a média aceitável de respostas que uma empresa deve ter nesse canal e quem está atingindo essa taxa.
Siga a midiaria.com no Pinterest, no Google+, no Linkedin, no Twitter e no Facebook!
A Socialbakers analisa trimestralmente o atendimento que empresas de diferentes setores faz no Twitter e tira uma média do número de respostas. Segundo a empresa de monitoramento, de todas as solicitações feitas por usuários no Twitter, a marca deve responder, no mínimo, 65%. Na comparação do segundo trimestre de 2013 com o anterior, houve uma queda de 3 pontos no número de repostas, atualmente em 35%.
Quando separadas por setor, as companhias aéreas (acredite!) são aquelas que mais respondem seus seguidores no Twitter (52,6%), seguidas por empresas do setor financeiro (41,7%) e telecomunicações (acredite, novamente!) com 35,9%.
No segmento aéreo, o Brasil está representado pela TAM. Segundo o Socialbakers, a companhia responde 72,19% das solicitações via Twitter, num tempo médio de 114 minutos. Longe do atingido pela American Airlines, que responde em 10 minutos e tem uma taxa de mais de 84% de respostas nesse canal.
As 10 marcas com melhor performance na resposta a seus seguidores são: Tesco, Virgin, Vodafone na Holanda, American Airlines, Vodafone no Reino Unido, O2 no Reino Unido, Claro Argentina, Nike, KLM e Safaricom Kenia.