Comunicação e Mídias Sociais maio 18, 2012
#indico: livro sobre cultura da participação para aproveitar seu talento
A soma de tempo, energia e talento trabalhada de forma colaborativa pode gerar uma revolução na maneira como pensamos o mundo e aproveitamos oportunidades. Assim acredita o professor Clay Shirky, autor do livro “A Cultura da Participação” (Zahar).
Professor do Programa de Telecomunicações Interativas da Universidade de Nova York, Shirky é daqueles escritores que defendem seu argumento por meio de exemplos práticos e detalhados de maneira peculiar.
“A Cultura da Participação” é um livro para se ler aos poucos, sempre refletindo como a vontade em usar nossos talentos de forma coletiva beneficia a criação de novas tecnologias e formas de comunicação.
Uma das linhas de raciocínio de Shirky usa um exemplo do McDonald’s, que ao convocar um time de pesquisadores para avaliar seu milkshake se surpreendeu com um dos profissionais envolvidos. Enquanto a grande maioria focou no produto para estudar se a bebida deveria ser mais doce ou mais gelada, Gerald Berstell optou por passar 18 horas em uma loja da rede de fast food observando o comportamento de compra dos consumidores. Muitos compravam o milkshake pela manhã, estavam sempre sozinhos e em trânsito. A conclusão é diferente do que se imaginaria: consumidores não tomam milkshake gelado pela manhã.
Com isso, Clay Shirky avalia que é preciso repensar o uso das plataformas e ferramentas digitais para avaliar como elas impactam na vida das pessoas e como os usuários as utilizam. Não simplesmente usar o Facebook ou o Instragam porque estão na moda, mas sim entender o comportamento humano nessas redes sociais.
O livro também discute a criação de plataformas de código aberto de programação, como a Apache, o ativismo político por meio das redes sociais e outras iniciativas bem sucedidas e colaborativas de trabalho.
Para quem gosta de redes sociais e de reflexões mais profundas, #ficaadica.
Boa leitura!