Comunicação e Mídias Sociais março 30, 2012
#indico: livro sobre as melhores práticas em comunicação interna
O grande desafio de qualquer empresa é estabelecer uma comunicação eficaz entre seus colaboradores, e a comunicação interna é a ferramenta estratégica que faz essa ponte com todas as áreas existentes. O ato de realizar comunicação interna não significa apenas enviar comunicados por e-mail e por mural, é realizar um trabalho que tem por objetivo deixar o clima organizacional o mais positivo possível. Os colaboradores precisam ser envolvidos para que sejam parte do negócio, gostem e defendam a empresa que trabalham.
Nossa dica dessa semana é o livro Por dentro da Comunicação Interna- tendências, reflexões e ferramentas, da editora Champagnat, de autoria de Charbelly Estrella, Ricardo Benevides e Ricardo Freitas; sendo ele dividido em duas partes:
Na primeira, o leitor tem à disposição uma análise de como os aspectos contemporâneos interferem no relacionamento com o público interno e que papéis são desempenhados pelos colaboradores nesse novo contexto. Ética, cultura organizacional e modelos de gestão também são destacados.
Já na segunda parte da publicação, são apresentados artigos com as melhores práticas das organizações, seja na promoção de eventos ou em abordagens sobre a interface da comunicação interna com o marketing e no auxílio à gestão de mudanças.
Um ambiente organizacional favorável é aquele onde se encontra abertura para expor suas ideias, com transparência e sem medo de represarias. A comunicação interna favorece esse diálogo e pode facilitar este processo de mão dupla – colaborador versus empresa e empresa versus colaborador. A importância da comunicação interna está nas possibilidades que ela oferece de estimular o diálogo e a troca de informações entre todos os níveis da pirâmide organizacional, na busca da qualidade das relações humanas. Para obter sucesso, os empresários devem, antes de qualquer coisa, posicionar suas atenções para as necessidades de comunicações de seus funcionários.
Ao longo dos anos, os desejos e as necessidades dos funcionários e das empresas mudaram, a comunicação ficou mais sofisticada para cumprir seu papel. As pessoas dentro das organizações já não são mais vistas como meros empregados, mas sim como uma importante fatia do sucesso empresarial. Foi-se o tempo em que o “jornalzinho interno” era o único instrumento de comunicação dentro das organizações, contendo algumas fotos dos aniversariantes do mês e notícias que na maioria das vezes não interessavam ao público-alvo.
Gostou da dica? Tenho certeza que é uma grande obra para você ter em mãos como uma aliada de informações para seu trabalho de comunicador.