midiaria.com midiaria.com

Mais informações

SP 55 11 2729-8617

contato@midiaria.com

R. Dr. Cândido Espinheira, 560 - Sala 92
Perdizes, São Paulo - SP, 05001-100

shape shape

planejamento estratégico de marketing fevereiro 17, 2012

#indico: estudo sobre Relações Públicas nas organizações

Kleber Pinto

Escrito por Kleber Pinto

Tempo de leitura 2 min

#indico: estudo sobre Relações Públicas nas organizações

Muitos se perguntam qual é, realmente, o papel da disciplina Relações Públicas nas organizações? Um artigo me chamou muito a atenção: Planejamento e Gestão Estratégica de Relações Públicas nas organizações contemporâneas, de autoria de Margarida M.Krohling Kunsch, da ECA-USP.

O ponto inicial desse estudo é mostrar que a relações públicas exerce uma função estratégica nas organizações por meio de planejamento, da gestão e do pensamento estratégico, a fim de que possam fazer frente às novas demandas sociais e das organizações em busca de uma comunicação mais sintonizada com as exigências dos públicos e da opinião pública.

Leia também: livro sobre estratégias da comunicação corporativa e reputação

O planejamento estratégico normalmente realizado pelas organizações é, em geral, a melhor fonte e o melhor ponto de partida para um planejamento de relações públicas com vistas à excelência e à eficácia da comunicação nas organizações. É exatamente por serem um instrumento que permite fazer um raio-x da real situação da organização frente ao ambiente e ao mercado competitivo, no contexto da sociedade onde está inserida , que as relações públicas são consideradas uma função relevante, que precede às demais funções administrativas.

E o profissional de relações públicas, como deve ser ? Esse profissional tem que se valer dos ensinamentos das teorias de gerenciamento ou administração. Suas aplicações são claras em todo o processo de planejamento, pois lidam com as incertezas, com tarefas e responsabilidades para tomada de decisões e para implantação dos planos de ação. Também deverá apoiar a organização a se posicionar perante a sociedade, demonstrando qual é a razão de ser do seu empreendimento, isto é, sua missão, quais são os seus valores, no que acredita e o que cultiva, bem como a definir uma identidade própria e como quer ser vista no futuro.

Para aprofundar no assunto, acesse o artigo na íntegra aqui.