planejamento estratégico de marketing maio 17, 2013
#indico: a grande riqueza das nações é reter os talentos
Hoje quero abordar um tema que com certeza é a preocupação de muitas empresas brasileiras: a retenção de talentos. É um assunto de momento que serve como sinal de alerta para muitos empresários de nosso país.
Para entender um pouco mais sobre o tema, fui a um evento em Belo Horizonte promovido pela Faculdade Pitágoras na quinta-feira, 16 de maio. Lá, o palestrante Alfredo Assumpção, um dos mais reconhecidos e respeitados headhunters do Brasil, abordou o tema “Apagão de Talentos” e apresentou algumas reflexões importantes.
As empresas estão lidando com um novo perfil de profissionais, os da geração Y, que apresentam um novo estilo de atuação. “Esse profissional começa sua atuação e em pouco tempo já quer sentar na janelinha”, afirmou Assumpção.
Cabe às empresas nesse caso saber lidar com a ansiedade desses profissionais e trabalhar o desenvolvimento de carreira de cada um.
O palestrante também discutiu uma frase que resume muito a importância dos talentos nas organizações. “Antigamente, conquistar um novo território só era possível com bombas, e hoje não se conquista território sem talentos”.
A grande chave de sucesso na retenção de talentos está no desafio das empresas e universidades trabalharem em conjunto, para que ambas entendam as necessidades dos profissionais. Só assim a universidade será capaz de modelar um ensino mais voltado às necessidades do mercado de trabalho.
Para fechar meu post, recomendo o livro do palestrante, que com certeza contribuirá no aprofundamento do tema.