Comunicação e Mídias Sociais fevereiro 20, 2019
Inbound Marketing + StartUp: como não morrer na praia com essa estratégia!
O mercado das startups no Brasil está crescendo a passos largos e até dezebro de 2018, há mais de 10 mil empresas com esse perfil, segundo dados da Associação Brasileira de StarUps. Ter uma ideia inovadora é o primeiro passo para a criação de uma fintech, mas é preciso validar essa ideia no mercado antes de lançá-la para possíveis usuários.
Com o modelo de negócio escalável, o diferencial dessas empresas é que elas podem atingir um grande número de clientes sem que haja um aumento significativo nos custos. Uma StartUp conta com recursos limitados, precisa correr para mostrar seu valor e atingir resultados.
Desta forma, o melhor, e mais barato, método de conseguir alcançar esses resultados é o Inbound Marketing. Ele permite que a sua StartUp seja vista e lembrada por potenciais clientes e investidores!
Para conquistar, ganhar relevância e destaque frente ao seu público-alvo, é necessário educar o mercado e fazer a sua solução conhecida. Afinal, ela pode ser tão inovadora que até a validação da ideia no mercado é difícil, ainda mais com orçamento reduzido no início do negócio para investir em marketing.
O Inbound Marketing permite criar e ajudar o empreendedor no desenvolvimento e consolidação de uma StartUp diante do seu mercado e dos desafios que ela enfrenta. Confira uma lista com três motivos para a optar por essa modalidade:
#1 Valide a ideia com geração de leads
Uma StartUp pode começar a validar a sua ideia ou proposta desde o princípio, antes mesmo da finalização do site ou aplicativo, e entender o interesse do cliente em potencial no que está sendo desenvolvido. Isso pode ser feito por meio da divulgação de conteúdos feitos em formatos diferentes, como posts para blog e materiais ricos (e-book, infográfico, vídeo), seguindo as etapas do funil de vendas!
#2 Se posicione com autoridade
Por ter como base o marketing de conteúdo, a metodologia do Inbound gera o efeito de autoridade no seu assunto. Oferecendo conteúdos educativos e que ajudem a persona na prática, você ganha a confiança de seus potenciais clientes. Dessa forma, a marca se firma não apenas como precursora, mas como a empresa que melhor entende do seu mercado.
#3 Gere contatos desde o início
Além dos leads gerados, a estratégia é voltada para vendas, com múltiplos conteúdos trabalhados respeitando as etapas da jornada de compra, sendo ideal para uma fintech que está em busca de provar ser sustentável e escalável. Como você viu, é vital que a startup entre no processo do Inbound Marketing para validar sua ideia com o mercado e construir sua própria máquina de geração de demanda!
Veja esses outros artigos sobre como a midiaria.com pode ajudar a estruturar bem a marca.